Topo

Na Grade do MMA

Velocidade e poder de nocaute de Aldo x Resistência fora do comum e tática de Edgar

Jorge Corrêa

02/02/2013 13h00

Direto de Las Vegas

Em um ano que pode ser marcado por superlutas no UFC, a primeira delas acontece já neste sábado, na edição 156, em Las Vegas. Campeão dos penas desde 2009, o brasileiro José Aldo terá pela frente Frankie Edgar, que foi dono do título dos leves por dois anos e que fez disputas de cinturão em suas últimas seis lutas.

>> Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Notícias sobre lutas no UOL Esporte
>> Blog no Twitter: @NaGradedoMMA

Os dois figuram, tranquilamente, entre os dez melhores lutadores do mundo entre todas as categorias – Aldo é top 5. Então vou dissecar nesse post as chaves de cada um dos dois para tentarem sair com a vitória e o cinturão do UFC. Quais são os pontos fortes que podem fazer a diferença na luta principal deste sábado.

José Aldo – As categorias mais leves de peso (de 70 kg para baixo) são famosas por sua velocidade, mas seus atletas tem menos potência nos golpes, menos poder de punch. Mas essa característica passou longe do brasileiro. Ele é um nocateador nato, tem muito força em seus golpes, tanto em socos, quanto em chutes ou joelhadas.

Para se ter uma ideia, a única disputa de cinturão dos leves para baixo que teve nocaute, de janeiro de 2012 até agora, foi a de Aldo contra Chad Mendes no UFC Rio 2. Das 21 vitórias que tem em sua carreira, 13 foram por nocaute e apenas seis por pontos.

Mais que isso, Aldo consegue aliar esse poder de nocaute com a velocidade de seu peso. Suas sequências são avassaladoras, principalmente quando combina chutes baixos, uma de suas marcas registradas. Quando tentam se defender embaixo, seus rivais são golpeados em cima.

"Não sei como explicar as chaves do meu jogo, e nem posso entregar muita coisa. Mas todo mundo sabe do que sou capaz. Ele não vai estar preparado para minha velocidade, não está acostumado com isso. Vou lá e vou sentar porrada nele", brincou José Aldo.

Frankie Edgar – Se o norte-americano não é famoso pela velocidade ou por sua força, ele é um dos caras que mais suporta levar golpes na história do UFC. A resistência que apresenta em sua lutas, a capacidade que tem de protagonizar reviravoltas é algo assombroso. É difícil de encontrar um lutador com um coração e um gás como o dele.

Ele mostrou muito isso nas duas lutas contra Gray Maynard. Na primeira, ele levou uma surra histórica nos primeiros rounds para, em seguida, equilibrar e conseguir empatar a luta, mantendo o cinturão dos leves. Na segunda, sofreu pelo menos dois knock-downs, estava perdendo por pontos, quando achou uma sequência e nocauteou seu rival.

Outro ponto forte de Edgar é a tática. Ele é muito concentrado e, mesmo apanhando, não perde o foco e seu plano de jogo. Foi assim nas lutas contra BJ Penn, quando venceu as duas, e nos confrontos contra Benson Henderson – dessa vez, foi derrotado em duas oportunidades.

"O que eu preciso é ser eu mesmo nessa luta. Se eu entrar com o mesmo ímpeto e a mesma vontade que sempre entrei em meus combates, posso ser o primeiro cara a nocautear o Aldo. Não vai ser fácil, mas nada nunca foi fácil para mim aqui", explicou o desafiante.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA