Topo

Na Grade do MMA

Barão defende título em 1º grande duelo da nova geração do UFC em "presente" para Londres

Jorge Corrêa

16/02/2013 06h00

Importantes nomes do UFC já estão em reta final de carreira, passaram dos 30 anos, alguns dos 35. Anderson Silva, Vitor Belfort, Rodrigo Minotauro, Frank Mir, Forrest Griffin, Rich Franklin são alguns deles. Mas o UFC on Fuel TV 7 neste sábado mostra que finalmente a nova geração de lutadores está chegando com força para liderar eventos da franquia.

>> Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Notícias sobre lutas no UOL Esporte
>> Blog no Twitter: @NaGradedoMMA

Um presente do Ultimate para a cidade de Londres – já que o fuso inglês complica muito as transmissões de TV para os Estados Unidos, então o evento nem conta em faturar muito com audiência – esse card terá na luta principal dois jovens que despontam como possíveis astros do MMA: o brasileiro Renan Barão e o norte-americano Michael McDonald.

Aos 25 anos, Barão defenderá pela primeira vez o cinturão interino dos galos que conquistou no ano passado ao vencer Uriah Faber. Tem apenas uma derrota na carreira e está com uma série de 19 vitórias consecutivas. Já McDonald tem apenas 22 anos, estreou no MMA profissional com 16, e também só perdeu uma única vez. Sua série invicta é de oito combates, mas sua marca mais impressionante são seus nove nocautes em 16 lutas.

"Eu não tenho nada ruim para falar do Renan. Ele é um ótimo atleta, acho que será uma grande luta. Eu tenho de ser fiel a mim mesmo, não ser atingido e atacar, como sempre faço. Preciso manter a calma e fazer o meu jogo, e não o dele", disse McDonald ao amigo Maurício Dehò.

"A parte em pé dele é bem perigosa, principalmente seu muay thai, que é muito bom e rendeu nocautes em atletas duros. Então, tenho de tomar cuidado quanto a isso. Vamos sentir a luta e ver o que acontece. Não quero mudar minha característica, eu gosto de partir para cima, mas vou fazer isso sem correr riscos", explicou Barão.

Não há como falar nada contra a qualidade técnica dos dois lutadores. Eles são muito dominantes na categoria e a minha aposta é de um combate muito parelho. O americano bate mais forte, tem golpes muito duros, de onde vêm essa boa estatística de nocautes. Já o brasileiro é mais completo, tem um jiu-jítsu de primeira linha e tem uma trocação muito certeira, apesar de menos eficiente. Mas tem um ponto que ele precisam aprender com os veteranos.

Se do lado de dentro do octógono essa nova geração já está sobrando, fora dele eles ainda precisam ganhar o público. Os jovens do UFC – como Renan e Michael – ainda pecam na hora de vender suas lutas, ainda falta carisma para eles, grandes declarações, até mesmo provocações. Essa geração, focada apenas na luta, ainda não entendeu a importância da promoção. Mas vão entender com o tempo.

>> Barão se espelha em Aldo e evita "salto alto" em 1ª defesa
>> Aos 22, jovem McDonald encara Barão por título e recorde
>> Campeão Barão troca sorrisos com rival em pesagem do UFC

O UFC on Fuel TV 7 acontece neste sábado, em Londres, e terá transmissão para o Brasil apenas pelo canal em pay-per-view Combate em um horário diferente do normal. O card principal está previsto para começar às 15h (de Brasília).

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA