Topo

Na Grade do MMA

Ronda é investimento pesado do UFC, não faz sentido o risco de uma luta com Cyborg agora

Jorge Corrêa

20/02/2013 14h42

>> Todas as notícias sobre o UFC 157

Menos de um ano atrás, Dana White enchia a boca para dizer: O UFC dificilmente terá uma luta entre mulheres. Agora, estamos a três dias de Ronda Rousey defender seu cinturão feminino dos galos contra Liz Carmouche. O presidente da franquia percebeu que poderia ganhar muito dinheiro com a moça, seja por sua técnica e raça, seja por sua beleza e simpatia.

>> Facebook: FB.com/NaGradedoMMA
>> Notícias sobre lutas no UOL Esporte
>> Blog no Twitter: @NaGradedoMMA

Ciente disso, o Ultimate fez um grande investimento sobre Ronda, a transformou em uma estrela do evento, antes mesmo de ela pisar no octógono pela primeira vez. Houve muito mistério em sua chegada, depois o cinturão foi entregue com pompa, além de Dana White elogiá-la de forma entusiasmada e reiterada nos últimos meses.

Resumindo: Ronda Rousey é uma enorme aposta do UFC no MMA feminino. Ela é protagonista, a manutenção da categoria no evento depende diretamente do sucesso da jovem. Além disso, Dana White é conhecido por não perder suas apostas, ele só joga para ganhar. Nesse momento, ele não colocaria Ronda em nenhum grande risco no octógono.

Não estou falando que Liz Carmouche está indo já derrotada para o UFC 157 neste sábado, mas ela não é o maior desafio que Rousey pode ter. Todo mundo sonhava em uma superluta da norte-americana contra Cris Cyborg, que chegou a ser muito especulada. Mas a brasileira acabou de ser liberada de seu contrato com o Ultimate e assinou com o Invicta.

Ambos os lados não descartam essa luta, dizem que ela vai acontecer. Ela simplesmente ficou distante. Não faria sentido ela acontecer agora. Cris traria muito risco para o investimento feito em Ronda. Dana White apostou em um discurso de "Cyborg não é importante", mas também não fez questão nem força alguma para segurá-la em seu plantel.

A questão do peso – de que Cris não chegaria aos 61 kg de Ronda e Rousey não subiria para os 66 kg de Cyborg – foi um enorme subterfúgio utilizado por todos os envolvidos.

>> Ronda vê homens intimidados por cinturão e busca namorado após estreia
>> Cris Cyborg assina com Invicta e estreia em abril contra Ediane Índia

Por mais talentosa e competente que Ronda seja, principalmente nas chaves de braço, Cris Cyborg é mais completa e mais experiente. Ela assombrou o mundo do MMA feminino com a velocidade e o peso de suas mãos até ter a carreira interrompida por ter sido flagrada em um exame antidoping. Dentre as lutadoras da atualidade, seria – disparado – a que traria maior perigo para Ronda.

Não vejo essa luta acontecendo nos próximos dois anos. Elas ainda são novas, há tempo para ela acontecer. Nesse meio tempo, Ronda vai pavimentar o espaço do MMA feminino no UFC e junto do grande público. Nitidamente essa é sua missão, é isso que Dana White espera. É um fardo muito pesado para nesse momento ela encarar um desafio do tamanho de Cris Cyborg.

Servição: O UFC 157 acontece neste sábado, a partir das 20h35 (de Brasília) e terá acompanhamento lance a lance pelo Placar UOL Esporte. Na televisão, o card preliminar será transmitido pelo Sportv das 20h35 às 00h. Já o card principal estará apenas no canal em pay-per-view Combate a partir da meia-noite de sábado para domingo.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA