Topo

Na Grade do MMA

GSP esquece lado bom moço e usa até bullying contra desafeto em defesa de cinturão

Jorge Corrêa

16/03/2013 06h01


Quando se fala em Georges St-Pierre, dificilmente alguém pensa em outra pessoa que não seja aquele cara polido, educado, bem vestido. Um verdadeiro cavalheiro. Mas não foi isso que o campeão dos meio-médios do UFC mostrou antes de sua defesa de cinturão contra Nick Diaz na edição 158, que acontece neste sábado, no Canadá.

O canadense esqueceu seu lado bom moço e o fato de ser herói nacional pregando toda e qualquer forma de lealdade desportiva. GSP colocou para fora a raiva que estava guardada por conta das provocações que ele ouviu nos últimos anos vindas por parte de Diaz.

O próprio Ultimate vendeu esse combate dessa maneira: o mundo vai ver o lado sombrio de St-Pierre nessa luta, o campeão vai mostrar que pode ser impiedoso com um rival, não apenas um lord. Mais que isso, ele usou até um recurso que tanto combateu durante a carreira: o bullying – motivo pelo qual começou a praticar artes marciais quando criança.

"Onde está você, Georges? Não acho que você está machucado, acho que você está com medo", gritou Nick depois de vencer BJ Penn em 2011. GSP estava na plateia. "Ele falou alguma coisa para mim, mas não entendi. Ele não fala direito. Às vezes acho que eu falo inglês melhor que ele", sacaneou o canadense, que tem o francês como principal idioma.

Mesmo durante as entrevistas de preparação para a luta, Georges falou coisas em um tom muito agressivo, diferente do seu normal. "Nick Diaz é um dos piores seres humanos que já pisaram na Terra e terei prazer de bater e machucá-lo por 25 minutos". afirmou algumas vezes.

 

Até mesmo Diaz, acostumado com a posição de "bad boy", se irritou com essa mudança de postura. Disse que GSP estava tentando vendê-lo como uma pessoa ruim apenas para se promover. Toda essa tensão culminou em uma semana tumultuada, com mais brigas e discussões, e uma pesagem que quase teve briga.

Tecnicamente, são dois dos melhores lutadores da categoria em todos os tempos. GSP é completo e tem tudo para trabalhar as quedas e o ground and pound. Já Diaz é um faixa preta Gracie, tem um grande boxe e um queixo duríssimo. Não tem medo de nada. Toda essa animosidade deve apenas fazer com que tenhamos uma luta muito quente e disputada.

O UFC 158 acontece neste sábado e terá acompanhamento lance a lance do Placar UOL Esporte, a partir das 19h35, horário que começa o card preliminar. Já o principal terá início às 23h. O evento completo será transmitido apenas pelo canal em pay-per-view Combate.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA