Topo

Na Grade do MMA

Zumbi Coreano ataca GSP por usar símbolo japonês da 2ª guerra: "É como suástica nazista"

Jorge Corrêa

25/03/2013 11h07

GSP com seu polêmico quimono e a bandeira japonesa

Apontado como um dos mais corretos atletas do UFC, um exemplo de desportividade, o canadense Georges St-Pierre cometeu uma enorme gafe em sua última luta, quando venceu Nick Diaz no UFC 158. Ele vestiu um quimono, antes e após o combate, com a bandeira do Japão durante a Segunda Guerra Mundial, com o Sol Nascente.

Quem trouxe à tona a gafe foi um lutador Chan Sung Jung, conhecido como Zumbi Coreano e um dos principais nomes dos pesos pena do UFC. Ele publicou longa e sincera carta aberta ao campeão dos meio-médios, onde ataca de forma dura o fato de ele ter o símbolo em sua roupa. Ele compara a uma suástica nazista, símbolo alemão no conflito do século passado.

O tema é importante e, por isso, fiz questão de traduzir a carta inteira do lutador sul-coreano. Agora, é esperar para ver se GSP vai ou não fazer um pedido público de desculpas. Um atleta de seu porte não poderia cometer um erro como esse. Fica a lição.

"Caro Sr. Georges St-Pierre

Oi, meu nome é Chan Sung Jung, da Coreia do Sul. Como um dos muitos coreanos que acham você um atleta incrível, sinto que deveria lhe dizer que muitos de seus fãs coreanos, incluindo eu mesmo, estão chocados em ver você com um quimono com a bandeira japonesa do Sol Nascente. Para os asiáticos, essa bandeira é símbolo de crimes de guerra, assim como a alemã Hakenkreuzflagge (bandeira com a suástica nazista). Você sabia disso? Espero que não.

Assim como os nazistas, os japoneses também cometeram atrocidades sob o nome do "militarismo". Você pode facilmente aprender o que eles fizeram usando o Google (por favor, faça isso), embora o que está lá seja apenas a ponta de um enorme iceberg.

Chan Sung Jung, o Zumbi Coreano

Além disso, o governo japonês nunca fez um sincero pedido de desculpas e, ainda hoje, muitas vítimas estão morrendo com dores, de coração partido e sem qualquer compensação. Mas muitos ocidentais gostam de usar roupas com esse símbolo que representa muitos crimes de guerra e tragédias, o que é ridículo.

Eu sei que a maioria deles não é militarista. Eu sei que a maioria deles não aprova invasões injustificadas, torturas, massacres, etc… Eles são apenas ignorantes. É uma vergonha que tantos ocidentais não estejam cientes de um fato tão trágico. Usar o Sol Nascente é tão ruim quanto ter uma suástica nazista em uma roupa, se não for pior.

Como você é influenciado pelas artes marciais japonesas, sua bandana com a atual bandeira do país é compreensível. Mas, novamente, aquele enorme Sol Nascente em seu quimono significa algo mais.

Muitas pessoas dizem que GSP é o melhor meio-médio da história, o que eu concordo completamente. Isso significa que você tem uma grande influência sobre seus fãs ao redor de todo o mundo. Acredito que usar um símbolo de crimes de guerra é um exemplo ruim para eles, sem falar para você mesmo.

Então, o que você acha?

Você vai usar o mesmo quimono na próxima luta?"

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA