Topo

Na Grade do MMA

Wanderlei engana o mundo do MMA com a pior brincadeira de 1º de abril de todas

Jorge Corrêa

02/04/2013 11h19

Wanderlei Silva e sua piada sem graça

Todo mundo sabe que Wanderlei Silva gosta de brincadeira e pegadinhas, mas dessa vez ele exagerou, até mesmo para um 1º de abril. Ele anunciou que enfrentaria Gegard Mousasi neste sábado, substituindo Alexander Gustafsson, confirmou isso para todos que ligaram para ele, falou de forma séria para os principais veículos brasileiros para, mais de 12 horas depois, revelar que não passava de uma brincadeira.

Esse tipo de "mentirinha" é comum em 1º de abril no mundo do esporte, todos ficam de olho nelas, mas dessa vez o lutador brasileiro exagerou. Ele se aproveitou de um fato real e tenso – a lesão do astro de um evento – e ainda reiterou a história para profissionais sérios e comprometidos em passar a informação correta para o público.

"O Joe Silva acabou de me ligar, disse que eles falaram com três caras, e ninguém quis a luta. Eu tenho um valor fixo com o UFC e eles me ofereceram mais 70%. Eu falei: "nem precisava". Para mim, é uma oportunidade. Imagina se eu faço o que fiz com o (Brian) Stann." – disse para o UOL Esporte.

"O Joe Silva acabou de me ligar. Está faltando só o finalzinho (para fechar o contrato), aquilo que interessa, o valor. Estou sem lesão, treinando normal. A minha última luta foi dura, mas não tive qualquer lesão. E o evento precisa de um grande nome. Estou com 101kg, e para baixar para 93kg é tranquilo. Estou pronto. Só acertando os últimos detalhes" – falou para o Sportv.com.

"O Joe Silva me ligou hoje e eu fiquei surpreso, mas o que os outros veem como adversidade, eu vejo como oportunidade. Eu estou pronto, fechando as malas, viajo amanhã cedo para a Suécia. Vou agora à noite para a academia bater uma manopla, amanhã (terça-feira) cedo estou embarcando para a Suécia. Vou levar o Rafael Cordeiro, ainda estou vendo se o Werdum vai também… Todo mundo foi pego de surpresa" – afirmou à revista Tatame.

Faço aqui três duras críticas a um lutador experiente, em grande fase aos 36 anos, vindo de uma importante vitória e que já tem seu nome escrito na história do esporte.

1) Ele não precisa desse tipo de recurso para ganhar espaço na mídia. Esse tipo de brincadeira faz parte, mas não pode ser levada tão a sério e de forma tão profunda. Confirmar desse jeito com tanta gente faz apenas ele perder credibilidade com a imprensa. Em uma época em que o MMA chegou à grande mídia depois de tanto tempo batalhando por esse espaço, esse tipo de situação apenas atenta contra o esporte, que apesar de grande, ainda busca consolidação.

2) Não foi apenas a imprensa que ele enganou. Ele enganou a gigantesca legião de fãs que tem, pessoas que se comoveram e se empolgaram com esse enorme desafio que ele teria, lembrando da época em que ele aceitava lutas com dois dias de antecedência no Pride, situações que fizeram ele se tornar a lenda que ele é. O que Wand vai dizer para essas pessoas?

3) Em que situação ele colocou Gegard Mousasi, que faltando quatro dias para luta, acreditou na história e agora não sabe quem será seu adversário, já que a situação de Gustafsson segue pendente. Ele desrespeitou a preparação de um profissional, de um colega de trabalho.

Que Wanderlei pense muito bem nos seus atos e nas suas brincadeiras daqui para frente. Essa não foi uma "piada boa". Com tanta experiência, era de se esperar que ele soubesse o tamanho da repercussão que ele teria com isso. Eu, pelo menos, pensarei duas ou três vezes antes de levá-lo a sério novamente.

Ariel Helwani, famoso repórter do conceituado site norte-americano MMA Fighting, resumiu bem a situação toda com uma frase: "É grande a diferença entre mentir e brincar. E se o torcedor comprou ingresso esperando uma luta do Wanderlei? Apenas não consigo ver como mentir é divertido."

Para encerrar, veja o que Gegard Mousasi achou da "brincadeira": "Idiota do ano de 2013!! Bom trabalho, babaca!!"

 

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA