Topo

Na Grade do MMA

Por que Melendez é um dos maiores riscos ao domínio de Bendo nos leves do UFC

Jorge Corrêa

20/04/2013 12h07


Neste sábado, uma das maiores suposições da última década no MMA será colocada à prova. Por muito anos apontado como o melhor peso leve do esporte, talvez o segundo melhor da história atrás apenas de BJ Penn, Gilbert Melendez finalmente vai estrear no UFC, depois de boas passagens pelo Strikeforce e pelo Pride.

Último campeão da categoria no Strikeforce, o pupilo de Cesar Gracie terá a chance de, já em sua estreia no maior evento de MMA do mundo, disputar um cinturão. Então vou explicar nesse post o motivo de tanta empolgação com Melendez e porque ele coloca em grande risco o domínio de Benson Henderson no Ultimate.

Gilbert é mais completo e bate mais forte que Frankie Edgar e Nate Diaz, últimos rivais de Bendo. Mais que isso, ele é tão atlético quanto o campeão. Deu para perceber isso na pesagem. Eles são parecidos na compleição física e nitidamente Bendo sofreu mais para bater os 70kg da categoria. Bendo sempre se impôs com seu tamanho e isso dificilmente vai acontecer agora.

Melendez tem uma base muito forte no wrestling, assim como Henderson. O campeão terá muito mais dificuldade para impor seu jogo de quedas. Apesar de não ser um dos maiores nocauteadores da categoria, o desafiante tem boas sequências. Se estiver com um bom ritmo e em forma, pode complicar a vida de Henderson.


Dessa maneira ele dominou a categoria fora do UFC. Ele nunca esteve no Ultimate por aqueles acasos do destino. Sempre preferiu a liberdade do Pride e do Strikeforce, mas nunca deixou de ser sondado por Dana White. Agora, chegou sua vez.

Vou mostrar dois vídeos para exemplificar o que disse acima. Esse primeiro é a vitória sobre Tatsuya Karajiri, quando defendeu o cinturão dos leves do Strikeforce. Ele mostrou todo o seu jogo com quedas, tentativas de finalização, joelhadas, sequências de jabs e diretos e nocauteou no ground and pound.

 

Já nesse segundo vídeo, a vítima foi o brasileiro Rodrigo Damm, que depois disso participou do TUF Brasil. Dessa vez, Melendez abusou do wrestling no primeiro round e depois o nocauteou de forma avassaladora.


MeleDamm2 sfsd por elusiveburger

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA