Topo

Na Grade do MMA

Pezão: calma e tática afiada para superar o maior status de zebra de sua carreira

Jorge Corrêa

25/05/2013 06h00

Divulgação/UFC
Um ano atrás eu estava em Las Vegas acompanhando a aguardada estreia de Antonio Pezão no UFC, o gigante que tinha nocauteado a lenda Fedor Emelianenko no Strikeforce, mas o que vi foi um passeio do então ex-campeão dos pesados Cain Velasquez. O que poucos poderiam imaginar que agora eles se reencontrariam para disputar o cinturão.

Agora, Cain volta como campeão, mas a situação de Pezão pouco mudou. Ele novamente é o azarão da disputa. Minto. Dessa vez ele é AINDA MAIS zebra por conta da primeira luta entre eles. Porém, o brasileiro gosta dessa situação. Nos últimos anos, ele sempre teve atuações mais convincentes quando estava desacreditado.

Foi assim, por exemplo, contra Fedor, Travis Browne e em sua última luta contra Alistair Overeem. Já contra o então desconhecido Daniel Comier, no GP dos pesados do Strikeforce, acabou derrotado.


Estar do outro lado como zebra parece dar a Antonio a calma e a paciência que ele precisa para colocar em prática sua tática. Ele mostrou esse caminho quando venceu Overeem. Contra o holandês, esperou o rival cansar e apertou a luta do meio para o final do segundo round, conseguindo um nocaute avassalador.

Não que ele vá usar essa mesma tática contra Cain. Nem funcionaria, o gás de Velasquez faz Alistair parece um filhote de gato. Mas a questão é que Pezão já demonstrou que consegue impor seu plano de jogo. Mas qual seria ele para a luta deste sábado?

Não há como negar que Cain Velasquez é o peso pesado mais completo da atualidade. Boxe eficiente, wrestling monstruoso e ground and pound avassalador. Com isso, Pezão tem de fugir de todas as maneiras das queda. Ele sabe muito bem o que acontece com quem vai ao chão com o americano. É a iminência de uma surra.

Pezão tem de usar sua principal arma: as mãos muito pesadas. É encontrar a distância o mais rápido possível e sair na mão o quanto antes. Um luta longa também é vantagem para Velasquez e sua invejável preparação física.

Em fevereiro, quando Pezão venceu Overeem, apostei US$ 20 no brasileiro e me dei bem. Dessa vez, apostei US$ 50. Não porque sou brasileiro e vou torcer para o brasileiro. Ainda não estou doido o suficiente para jogar dinheiro fora. É porque realmente acho que Antonio tem condições de surpreender e se tornar o terceiro brasileiro campeão dos pesados do UFC.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA