Topo

Na Grade do MMA

Nível técnico e lesões deixam card de Fortaleza esvaziado de revelações do TUF

UOL Esporte

07/06/2013 06h00

Por Maurício Dehò, de Fortaleza

O reality show The Ultimate Fighter é famoso por dar ao seu campeão um contrato com o UFC. Mas não é só o vencedor que entra na organização. Longe disso. É tradição para o programa colocar não só os finalistas nos cards do evento, mas muitos outros lutadores. As finais do programa, por exemplo, costumam ter duelos de eliminados do TUF como pilares do card preliminar. No UFC de Fortaleza, no entanto, a "escalação" ficou esvaziada depois de uma temporada com muitas lesões e nível técnico abaixo do esperado.

Depois do TUF Brasil 1, o UFC 147 teve as duas decisões do reality em Belo Horizonte. E o card teve outros destaques do programa: Rodrigo Damm, Massaranduba, Hugo Wolverine… Mas, segundo o blog apurou, o retorno não foi o esperado pela organização. O card foi considerado fraco, e parece que a lição foi aprendida para Fortaleza.

A capital cearense recebe apenas Patolino e Léo Santos vindos diretamente do TUF, sendo que o último ainda aparece como substituto do finalista original, o argentino Santiago Ponzinibbio, que se lesionou e gerou um grande anticlímax.


Outro ex-TUF, mas que sequer entrou na casa e está no card cearense, é Leandro Buscapé. Ele ficou fora do reality show ainda na fase preliminar, eliminado por David Vieira, mas com seu bom cartel ganhou uma chance no evento para encarar Ildemar Marajó entre os meio-médios – Ildemar enfrentaria Jason High, que foi remanejado no card e deu vaga a Buscapé.

A ausência de outros lutadores do TUF tem muito a ver com o nível técnico abaixo do esperado. Alguns lutadores que geravam boas expectativas, como Pedro Iriê, caíram cedo na competição. Thiago Jambo, protegido por Minotauro, também não conseguiu fazer valer as esperanças que lhe eram depositadas.

Para o técnico Luiz Dórea, assistente de Minotauro no Time Nogueira, a escolha dos participantes foi diferente desta vez. "A escolha varia com o que o UFC quer. Desta vez achei que eles pegaram lutadores com mais experiência, não tão jovens quanto na primeira edição", analisa ele.

A experiência, no entanto, não resultou em um grande número de bons combates, e poucos serão lembrados por grandes nocautes ou finalizações – a maioria das lutas memoráveis, por sinal, foi com Santiago. As lesões também impediram a escalação de outros ex-TUF, mas alguns dos machucados aparecerão mais tarde em outros cards do TUF. É o caso de Santiago Ponzinibbio, que já fala como lutador do UFC, Viscardi Andrade, que lutará no Rio, e outros como Yan Cabral e Luiz Besouro.

Com ou sem ex-TUF, o fato é que esta ausência não é um defeito: o card de Fortaleza ficou mais encorpado do que as edições de Belo Horizonte e de Jaraguá do Sul, por exemplo. Só a presença de Minotauro e ainda mais em revanche com Werdum é um enorme atrativo. A final do TUF sofreu sua baixa, mas ainda tem o carisma de Patolino como chamariz. Ainda há o duelo de showmen Thiago Silva x Rafael Feijão e presenças de promessas como Erick Silva, Daniel Sarafian e Rony Jason.

O TUF Brasil 2 Finale começa às 17h45 com a disputa do card preliminar em Fortaleza. O card principal está programado para as 21h, com acompanhamento ao vivo do Placar UOL.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA