Topo

Na Grade do MMA

Foco e força mental viram armas de Weidman em vitória histórica

Jorge Corrêa

07/07/2013 06h05

Esse é o momento de mea-culpa (ou seria de sinceras desculpas?) do blogueiro. Durante a última semana (ou últimos meses) disse que Chris Weidman não era um rival a altura de Anderson Silva e que provavelmente seria vítima fácil para o Spider.

O excesso de confiança que acometeu o brasileiro na luta parecer ter contagiado esse espaço antes mesmo de a luta acontecer. Mas não retiro alguns argumentos. Se colocarmos na balança tudo que Anderson já tinha feito e todas as apresentações de Chris, realmente não era nada que assustasse o até então campeão.

Mas como todo grande esportista em início de carreira, como fenômeno que ele mostrou ser, Weidman provou que tinha as armas necessárias para vencer o maior campeão do UFC de todos os tempos e acabar com recordes que pareciam infindáveis até então.


Observando o novo campeão, tudo que ele fez e falou antes da luta e as explicações que deu depois dela, podemos apontar dois grandes méritos para conseguir essa vitória histórica: seu foco e sua força mental. Apenas em um rápido momento no final do primeiro round se mostrou afetado pelo jogo mental do Spider, mas soube reverter a situação para se sagrar campeão.

"Eu apenas pensava em não ficar bravo", resumiu Weidman sobre as brincadeiras de Anderson. "Queria somente continuar lutando. Sei que tenho uma trocação boa, mas não é um boxe de nível mundial. Por isso queria colocá-lo para baixo. Só que na hora pensei que tenho braços longos e poderia tentar o golpe."

Chris mostrou saber exatamente a principal arma psicológica de Anderson – não me parece ser coincidência ele ser formado em psicologia – para se defender dela. "Ele é um gênio em deixar as pessoas com medo, mesmo antes da luta. Eu queria apenas me manter focado, manter minha postura, e no momento certo eu apostei na minha trocação."

O presidente Dana White também fez sua análise sobre a situação e disse que Weidman conseguiu reverter o fato de ter sido "quebrado" mentalmente por Anderson no final do primeiro round."Ele derrubou Anderson, que conseguiu se levantar e fazer tudo aquilo. Chris se manteve focado e conseguiu acabar da maneira que todo mundo viu."

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA