Topo

Na Grade do MMA

Agarrado por Anderson, árbitro já teve seu dia de nocauteador

UOL Esporte

14/07/2013 13h00

Por Maurício Dehò

Quem assistiu ao nocaute de Anderson Silva reparou que o brasileiro caiu desacordado na lona e rapidamente recobrou a consciência, perdido, agarrando-se às pernas do árbitro. O famoso Herb Dean, figura constante no UFC, já teve seus dias de lutador e até conseguiu um nocaute – mas o cartel com que deixou esta carreira não é tão bom assim…

Em um vídeo um tanto obscuro que circula pela internet, é possível ver Dean em ação em um combate de 2004, na última vitória que ele teve no MMA profissional. A luta é pelo KOTC (King of the Cage), na Califórnia (EUA), e o rival foi o compatriota norte-americano Manny Rodriguez.

O primeiro a se notar – além da entrada bizarra no ringue – é a forma física. Se Dean é grande e corpulento, o que o ajuda a arbitrar lutas tanto de lutadores mais leves quanto de pesos pesados, a barriguinha saliente sobra um pouco. Mas não chega a comprometer.

Contra um rival muito fraco, o hoje árbitro mostra força em pé, aplica quedas e exibe um bom controle no jogo de chão. O nocaute técnico veio aos 3min31s do segundo assalto, com uma joelhada que balançou o rival e um soco que decretou a paralisação do árbitro.

Esta luta foi a terceira da curta carreira de Herb Dean. Ele venceu sua estreia por finalização. Depois, foi derrotado. Na quarta e quinta lutas, foi finalizado em 2006 e no ano seguinte perdeu por nocaute técnico devido a uma lesão no olho durante o combate. No total, três reveses em cinco lutas e a prova de que, apesar de ser excelente ter a experiência como lutador para seu papel como árbitro, a escolha foi correta em aposentar as luvas de MMA.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA