Topo

Na Grade do MMA

MacDonald tem último teste para lutar por título, mas vê amigo GSP no caminho

UOL Esporte

26/07/2013 17h03

Conhecido pelo estilo elegante, Rory MacDonald se prepara ainda engravatado (Reprodução/Twitter)

Por Maurício Dehò

Uma nova geração de lutadores está chegando às cabeças no UFC. Vimos isso com Chris Weidman, que conseguiu superar o favoritismo e as provocações de Anderson Silva. E quem pinta como novidade na outra categoria de longo reinado no Ultimate é Rory MacDonald. Aos 24 anos, ele tem neste sábado um desafio fundamental para chegar perto do cinturão dos meio-médios. O detalhe é que ele é um grande amigo de Georges St-Pierre, com quem treina e nega que tentará tirar seu cinturão.

MacDonald estrela a segunda luta mais importante da noite no UFC on FOX 8, em Seattle e em seu maior teste dentro do evento. Ele encara o experiente Jake Ellenberger, num combate que é cotado para definir o próximo desafiante ao título dos meio-médios. Georges St-Pierre fará a defesa deste cinturão em novembro, contra Johny Hendricks.

Canadense, o jovem lutador chegou há três anos ao Ultimate, embalado por nove vitórias. Estreou bem, com finalização, mas caiu diante de Carlos Condit, recente vítima de GSP. Desde então, foram quatro vitórias, sendo duas por nocaute, conquistando respeito na divisão.

O último compromisso, contra a lenda BJ Penn, não teve o rival em seu melhor momento, mas lhe valeu a exposição e a performance avassaladora, deixando o ex-campeão desfigurado.

Seu nome então passou a ser realidade pelo cinturão, o que só se ampliará se bater Ellenberger, que desbancou o ex-campeão do Strikeforce Nata Marquardt em sua última luta.

O grande problema em seu futuro é que vencer Jake Ellenberger pode o colocar frente a uma chance de lutar pelo cinturão contra GSP. E ele nega veementemente a possibilidade, ainda que Dana White já tenha dito: "ele diz não agora, mas quero ver dizer não com o cheque que receberia".

"Não, eu não vou lutar contra Georges", afirmou o lutador. "Quando esta luta chegar, se é que vai chegar, nós não lutaríamos. Não vou enfrentá-lo". A opção seria subir para o peso médio, mas perder a vantagem que tem em sua atual categoria, em que é maior que a maioria dos rivais.

"Nem quero pensar nisso antes da hora. Nós continuaremos a lutar e as coisas vão se acertar sozinhas", completou.

Rumo ao octógono neste sábado, a idade e a cara de bebê de MacDonald viraram piada para o bem humorado rival Ellenberger. "É bom ele começar a experimentar sabores de papinha de bebê e estocar os que gostar. Prepara-se para aparecer na TV na horizontal. Não fiz ele tomar essa decisão estúpida de me enfrentar, eu vou fazê-lo parecer estúpido quando o destruir", atacou o meio-médio, ao MMA Fighting.

MacDonald preferiu não polemizar e até elogiou. "Ele é um bom lutador, troca bem, é um artista dos nocautes. Confio nas minhas qualidades para explorarem suas fraquezas", analisou ele.

O canadense vai com tudo para a vitória sobre Ellenberger, rumo à consagração. Mas só com GSP x Hendricks, em setembro, é que MacDonald saberá qual poderá ser seu destino no UFC.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA