Topo

Na Grade do MMA

UFC tem defesa de cinturão com moscas pressionados e 1ª brasileira

UOL Esporte

27/07/2013 06h00

Por Maurício Dehò

Há 20 anos, o UFC estreou sem categorias de peso e praticamente sem regras. Hoje o evento é bem diferente e, entre as oito divisões criadas, a última foi o peso mosca, para lutadores de até 57 kg. O problema é que, diferentemente da inclusão dos penas, com o campeão José Aldo, os baixinhos ainda tentam decolar.

Um passo importante para isso acontece neste sábado, no UFC on FOX 8. Demetrious Johnson defende o cinturão contra John Moraga, e a expectativa é de show para que a categoria decole, numa noitada marcada também pela estreia do Brasil entre as mulheres, com Jessica Andrade encarando a ex-desafiante ao título Liz Carmouche.

Johnson foi e é o primeiro campeão dos moscas do Ultimate, cinturão conquistado em setembro. A vitória foi em decisão por pontos sobre Joseph Benavidez e a primeira defesa também acabou na mão dos árbitros laterais, com triunfo sobre John Dodson.O problema é aquela velha reclamação com os atletas menores: muita velocidade, pegada menos intensa e menos nocautes. E é isso que se viu até aqui entre os moscas do UFC.

O termômetro para saber o sucesso deles é a possibilidade de o UFC colocá-los à frente de cards de maior importância para a organização, aqueles com transmissão apenas em PPV. O combate deste fim de semana será pela emissora dos EUA FOX, em TV aberta.

O presidente do UFC, Dana White, os vê próximos desse passo importante. Perguntado se eles já tem potencial para chegar ao pay per view, ele disse que sim. "(O campeão) Demetrious Johnson esteve em grandes cards. Ele lutará na FOX de novo e estamos nesta fase de construção da divisão dos moscas. Minha resposta é que sim", afirmou ao MMAJunkie.

É importante notar a importância de os moscas crescerem como categoria, em nome da expansão do UFC no Oriente. A expansão para a China já começou, com a criação de uma edição do TUF no país comunista. E por aqueles lados o biótipo é menor e existe até a possibilidade de vermos pesos palha em breve no octógono.

Dentro do octógono, Johnson terá de, pelo menos, fazer uma apresentação convincente, já que deixou seu último rival, Dodson, dar-lhe um calor durante a sua primeira defesa de cinturão. Moraga vem de duas vitórias no UFC, uma por finalização e uma por nocaute.

Johnson também terá de deixar um pouco de lado um importante fator extra ringue. Ele virou pai no último fim de semana – mas diz que isso não o atrapalhará na hora da ação.

Lutas para ficar de olho:


Rory MacDonald x Jake Ellenberger:
Na principal luta de fundo da noite, um duelo de meio-médios pode definir os rumos da luta pelo cinturão dos meio-médios. O jovem Rory MacDonald, que venceu BJ Penn recentemente, encara Jake Ellenberger, com a chance de se tornar um potencial desafiante de Georges St-Pierre. O problema é que Rory é amigo e companheiro de treinos e diz que não pretende enfrentar o compatrioca canadense. Mas este problema ele só terá de resolver se vencer o experiente Ellenberger.


Liz Carmouche x Jessica Andrade:
Pela primeira vez o Brasil terá uma mulher no octógono do Ultimate. A jovem paranaense Jéssica Andrade, 21, é quem fará as honras. Com 9 vitórias e 2 derrotas, encara Liz Carmouche, que esteve no primeiro combate feminino do UFC e foi derrotada por Ronda Rousey. Curiosamente, o duelo traz duas homossexuais assumidas, ambas mulheres que lutam abertamente contra o preconceito.


Michael Chiesa x Jorge Masvidal:
O barbudo Michael Chiesa volta ao octógono pela segunda vez após conquistar o TUF 15, e uma vitória pode colocá-lo no alto em termos de ranking na categoria leve. Invicto em 9 combates, Chiesa é daquele tipo de lutador que gosta de sofrer antes de encaminhar sua vitória. Pela frente terá Jorge Masvidal, que veio do Strikeforce e estreou com vitória no UFC em abril.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA