PUBLICIDADE
Topo

Na Grade do MMA

Estreia de Shogun teve ‘mata-baratas’ e nocaute com chute; veja

UOL Esporte

17/08/2013 12h00

Por Maurício Dehò

Maurício Shogun é um dos grandes nocauteadores do MMA, e gravou seu nome na história da modalidade com os títulos no Pride e no UFC – apenas Rodrigo Minotauro também teve cinturão nas duas organizações. E essa característica – principalmente o instinto agressivo – do curitibano está presente em sua carreira desde a primeira luta.

Nos confins da internet, a estreia de Shogun não foi esquecida e pode ser conferida por quem nunca viu – e com uma engraçada narração japonesa. E o meio-pesado não decepciona. A atuação é no estilo do que se viu do brasileiro no Pride: tática agressiva, golpes violentos e, claro, nocaute.

Shogun entrou em um ringue de MMA pela primeira vez em 2002, na sua cidade natal, Curitiba. O evento foi o Meca World Vale Tudo 7 e o lutador ficou apenas quatro minutos em ação. Quatro minutos que, ninguém deveria imaginar, mas que valeriam o ingresso por ser o pontapé inicial de uma carreira de sucesso.

Contra o compatriota Rafael Freitas, Shogun fez uma luta movimentada. Chegou a ficar com as costas no chão, entrou em troca franca de golpes e, com muitos chutes e joelhadas definiu a vitória.

A sequência de lances que encerra a luta é impressionante. Primeiro uma joelhada, seguida por alguns "mata-baratas". Freitas resistiu, mas pouco: uma série de socos e, para fechar, um chute alto de direita, na cabeça do rival, concluíram a primeira vitória do futuro campeão do Pride e do UFC no MMA.

Maurício Shogun, hoje com 31 anos, entrou no Pride em 2003, após ter quatro vitórias e um revés na carreira – o tropeço foi contra Renato Babalu. No evento japonês, conseguiu oito vitórias seguidas, com sete nocautes, e venceu o GP dos médios em 2005. Ele ainda seguiu no Pride entre 2006 e 2007, ano em que foi contratado pelo UFC.

No Ultimate, apenas uma vez Shogun teve duas vitórias seguidas. Apesar da irregularidade, ele foi campeão dos meio-pesados em 2010, ao vencer Lyoto Machida.

Neste sábado ele encara Chael Sonnen, em Boston, tentando se recuperar de revés para o sueco Alexander Gustafsson.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA