Topo

Na Grade do MMA

UFC ajuda Shogun e luta na Austrália vira última chance para ex-campeão

Jorge Corrêa

12/09/2013 16h20


Como já falei em um post anterior, recuso-me a falar de aposentadoria para um atleta de alto nível que tem apenas 31 anos, mas Maurício Shogun está em um momento-chave dentro do UFC depois de ser finalizado por Chael Sonnen. Com três derrotas em suas últimas quatro lutas e com atuações sofríveis, um novo resultado negativo pode significar o fim de sua passagem pelo Ultimate.

Dana White e seus pares sabem da importância do curitibano com sua base de fãs. Não é qualquer lutador que consegue ser campeão do Pride e do UFC. Ele conquistou muitos seguidores ao redor do mundo com seus títulos e lutas memoráveis. Ninguém duvida de seu potencial, mas também não é mais possível ignorar sua má fase.

Dito isso, o maior evento e MMA do mundo deu uma bela ajuda a Shogun. Marcou para dezembro sua próxima luta contra James Te-Huna. Não que o neozelandês seja o mais fraco dos lutadores entre os meio-pesados do UFC, mas está bem abaixo do nível do brasileiro.


Vindo de derrota para o desafiante pelo cinturão da categoria Glover Teixeira, Te-Huna não é top 10 do peso, mas tem uma técnica razoável, uma boa trocação e não tem medo de sair na porrada. O jogo dele encaixa muito com o de Maurício. Bem treinado, Shogun não deve ter problemas para vencer na Austrália no dia 7 de dezembro.

Mas esse adversário teoricamente mais fácil vira uma verdadeira obrigação de vitória para o ex-campeão dos meio-pesados, tanto pela diferença de nível e experiência entre eles, quanto pela atual série negativa do brasileiro. Mesmo com os cinturões em seu currículo, ficará quase impossível segurar Shogun no plantel se ele perder novamente.

Para os que torcem pela retomada de Maurício no UFC, incluindo este blogueiro que vos fala, ele já deu boas pistas de uma mudança de rumo. Nos últimos dias, postou fotos treinando em São Paulo, nas academias de Demian Maia e Daniel Sarafian, junto de Eduardo Alonso, seu empresário na melhor fase no UFC – quando venceu Chuck Liddell e depois se tornou campeão.

Ainda não consegui apurar se os dois estão trabalhando juntos novamente ou se é apenas a reaproximação de uma amizade que rendeu ótimos frutos no passado. Seja qualquer uma das duas opções, Shogun mostra que abriu os olhos para muita coisa errada que estava acontecendo em sua carreira.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA