Topo

Na Grade do MMA

Glover tem de torcer por Jones para encurtar caminho ao cinturão

Jorge Corrêa

13/09/2013 12h00


Assim que acabou o UFC BH há duas semanas, o evento anunciou que Glover Teixeira seria o próximo desafiante pelo cinturão dos meio-pesados. Mas o caminho do mineiro até a luta pelo título após o nocaute sobre Ryan Bader pode não ser tão curto assim.

Não são poucos os casos de lutadores que tem prometida uma disputa de cinturão e Dana White muda de ideia depois – Lyoto Machida que o diga – mas Glover sabe o que precisa acontecer no próximo sábado para que ele não precise esperar muito ou até mesmo fazer outra luta antes de desafiar o campeão.

Dono do cinturão desde 2011 e indo para sua sexta defesa de título, Jon Jones já falou que tem o interesse de enfrentar Teixeira, mas antes, precisa vencer Alexander Gustafsson no UFC 165, dia 21, em Toronto. Assim, Glover tem de torcer pelo norte-americano nesse combate.

Essa é a única maneira de o brasileiro ter, já em sua próxima luta, a chance de disputar o cinturão. Isso porque, se o sueco vencer, é praticamente garantida uma revanche imediata para Jones, assim como aconteceu com Anderson Silva e Chris Weidman. É uma prerrogativa adquirida pelos mais longevos campeões do UFC, uma regra não-escrita, mas colocada em prática, por Dana White.

"Acredito que Jon vai vencer essa luta. Espero que ele vença. Sei que Gustafsson é um grande lutador, mas Jones é inteligente o suficiente para evitar seu jogo. Por outro lado, se Alexander vencer e derem uma revanche imediata, quero enfrentar algum outro top da categoria. Estou saudável e quero me manter ocupado, não quero perder tempo", disse Glover ao MMA Junkie.

Teixeira ainda pode ter outro contratempo antes de disputar o cinturão: Daniel Comier. Campeão do GP dos pesados do Strikeforce, é um sonho antigo de Dana White ver o "gordinho" emagrecer e descer para os meio-pesados para vê-lo contra Jon Jones.

Essa ideia tinha se arrefecido, mas voltou na última quinta-feira. Em um bate-papo com internautas, o presidente do UFC disse que ainda pensa nisso e esse encontro pode acontecer valendo o cinturão dos meio-pesados se ambos vencerem suas próximas lutas – Comier enfrenta Roy Nelson no UFC 166 em outubro.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA