Topo

Na Grade do MMA

Fator surpresa e luta longa: as armas de Cigano e Velasquez no UFC 166

Jorge Corrêa

19/10/2013 06h01

Direto de Houston

Sempre que parei para pensar em previsões para a terceira luta entre Cain Velasquez e Junior Cigano não caminhei muito. Tive de concordar com Dana White: o que torna essa luta ainda mais interessante, além de toda a rivalidade e uma disputa de cinturão, é o fato de ser quase impossível se fazer prognósticos.

O principal motivo para isso é rever o que aconteceu nas duas últimas lutas. Na primeira, Cigano mostrou que tem um poder de nocaute impressionante e que Cain não é tão resistente àquele tipo de golpe. Já na segunda, Velasquez apresentou todo seu potencial: boxeou e acertou Cigano durante muito tempo, derrubou como quis, usou seu kickboxing e apenas não nocauteou.

No entanto, podemos tirar algumas armas que cada um tem nas mãos para sair com a vitória e, no final, o norte-americano leva vantagem sobe o brasileiro.

A primeira grande e principal arma de Junior Cigano é seu boxe. Foi assim que ele se criou no UFC e como ele se tornou campeão dos pesos pesados. Sua melhor chance de encontrar a distância para boxear e tentar o nocaute nos dois primeiros rounds, quando a condição físicas dos dois ainda está semelhante.

O brasileiro também pode tentar surpreender no chão. Na segunda luta, ele admitiu que um de seus principais erros foi tentar levantar a todo momento quando era derrubado. Assim, levou muito mais golpes. Ele já avisou que se isso acontecer, vai tentar manter o combate no chão, para usar o jiu-jítsu. Seria uma surpresa que Velasquez dificilmente estaria esperando.

Mas o maior problema para Cigano é ter do outro lado o mais completo peso pesado do UFC. Não há como negar que o campeão tem um melhor wrestling e um melhor gás que o brasileiro. Sua transição luta em pé para o chão é impecável e seu ground and pound avassalador. Cair e ficar por baixo não é nada bom para qualquer rival do norte-americano de ascendência mexicana.

Com um condicionamento físico acima da média, principalmente para um peso pesado, Cain vai se tornando favorito à vitória com o passar do tempo. Se o combate foi para os últimos rounds, o gás vai fazer diferença para o americano.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA