Topo

Na Grade do MMA

A força dos levinhos do UFC

Jorge Corrêa

14/12/2013 09h18

Hoje é dia de ver outro esporte e não MMA. Calma, não estou falando sério, mas é isso o que dizemos ao assistir uma luta de alto nível de pesos moscas. A brincadeira é: eles são tão rápidos e tão técnicos que precisamos ver o combate em câmera lenta para ver todos os nuances. É outra coisa, não MMA.

Brincadeiras a parte, o campeão da categoria até 57kg Demetrious Johnson reencontra neste sábado, no UFC on FOX 9, em Sacramento, seu primeiro adversário em uma disputa de cinturão dos moscas. Após a parelha luta entre eles em setembro do ano passado, Joseph Benavidez tenta sua revanche.

Os dois são, sem dúvidas, os melhores pesos mosca do Ultimate e os bons resultados de Benavidez, somados ao pequeno número de lutadores na categoria no Ultimate, fez com que esse reencontro viesse rápido, depois de Johnson fazer apenas duas defesas de cinturão.

Mas teremos a força de outros levinhos nesse card principal do evento na capital da Califórnia. É como se o UFC tivesse montado um evento baseado no antigo WEC, franquia comprada e depois anexada pelo Ultimate que contava apenas com categorias mais leves de peso.

O co-main event conta com uma verdadeira semifinal pelo cinturão peso galo. Se em fevereiro o campeão interino Renan Barão tenta unificar o cinturão linear contra Dominick Cruz, neste sábado Urijah Faber e Michael McDonald se enfrentam para saber quem dever ser o próximo desafiante pelo título da categoria até 61kg. Os dois já tiveram sua chance e perderam para Barão, mas uma vitória recoloca qualquer um nesse caminho.

Entre os pesos pena, Chad Mendes é outro que espera uma nova chance de enfrentar José Aldo depois de ter sido nocauteado no UFC Rio 4, em janeiro de 2012, na disputa de cinturão da categoria. Ele está bem próximo de isso acontecer se vencer sua quinta luta consecutiva, mas Nick Lentz já avisou que agora é a vez dele de enfrentar o brasileiro – que tem luta marcada contra Ricardo Lamas no UFC 169 em 1º de fevereiro.

Abrindo esse card principal, dois pesos leves que não pensam em disputa de cinturão, mas que são garantia de show. Joe Lauzon e Mac Danzig são porradeiros clássico, não tem medo de sair na mão e ainda contam com boa técnica da solo. Apostaria em muito sangue e emoção.

Destaque também para o único brasileiro no evento. Edson Barbosa enfrenta Danny Castillo, outra luta que deve ter muita trocação. O lutador de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, não esconde de ninguém que vai apostar nos chutes, sua marca registrada, sejam eles altos, sejam eles baixos.

Podem colocar no despertador, amigos. O evento será transmitido apenas pelo canal em pay-per-view Combate, inteirinho, a partir das 19h30 (de Brasília). Mas Você também pode acompanhar o todos os lances pelo Placar UOL Esporte.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA