Topo

Na Grade do MMA

Ex-UFC revela sequelas da fratura igual à do Spider

UOL Esporte

02/01/2014 06h00

Por Maurício Dehò

Corey Hill foi uma das pessoas mais perplexas ao assistir ao UFC 168 e ver Anderson Silva fraturar a perna de forma chocante. Afinal, o norte-americano de 35 anos viveu o mesmo no octógono do Ultimate, cinco anos antes de o brasileiro ter o triste desfecho visto na revanche contra Chris Weidman. Hill contou que nunca ficou 100% depois daquela lesão: "é algo que carregarei para o resto da minha vida".

O lutador da categoria meio-médio voltou ao MMA e lutou há menos de um mês, apesar disso, ele contou ao site MMA Fighting que tem pequenas sequelas da contusão, que foi idêntica à de Anderson. Para ele, o maior perigo no momento são danos nervosos que podem ter sido gerados no impacto.

Corey disputou o UFC: Fight for the Troops 1, em dezembro de 2008, contra Dale Hartt. O rival bloqueou seu chute e o combate acabou por nocaute técnico ainda no segundo round, com desfecho igual ao do último fim de semana.

"O local da lesão é idêntico, um local horrível para a lesão acontecer. Eu sofri danos nervosos bem ruins. E esse é meu maior temor quanto ao Anderson. Ossos curam com facilidade, mas se você tem todos aqueles músculos e nervos emaranhados da forma errada… Dois dedos do pé que quebrei não estendem", contou o lutador.

"Essa lesão é muito séria e eu fico de coração partido. Isso é algo que carregarei para toda a minha vida, saber que eu nunca voltarei a ficar 100% dentro da jaula", acrescentou ele, que nunca voltou ao UFC e hoje vive entre vitórias e derrotas, com seis triunfos e seis reveses na carreira.

Hill conta que ao ver Anderson Silva sofrer a lesão, lembrou-se da dor e da longa recuperação que teve de se submeter. Ele voltou a lutar apenas 13 meses depois do ocorrido. Para o brasileiro, estima-se de seis a nove meses de recuperação para voltar a treinar – se é que ele não resolverá pela aposentadoria do MMA.

"Você passa a viver sua vida à base de remédios contra a dor. É algo absolutamente indescritível de se sentir. E estamos num esporte que requer que você seja duro. Ver seu corpo falhar desta maneira te destrói no lado mental. Você sempre terá a dúvida no fundo da memória. Não importa quem você é, isso não vai embora."

Corey Hill teve problemas na recuperação e quase perdeu a perna, por conta de uma gangrena. Ainda assim, venceu os problemas para conseguir voltar a lutar. Hoje, tem duas derrotas seguidas, sendo a última uma derrota por pontos para Joe Frye, no dia 14 de dezembro, em um evento de pequena expressão.

"Eu tive de mudar três ou quatro vezes meu estilo de lutar para acomodar a condição que tenho, dos dedos não estenderem. E nada impede todos os lutadores que enfrento de chutarem bem naquela perna. A primeira coisa que fazem é chutar aquela perna."

Hill concluiu a entrevista dizendo que talvez a condição financeira facilite muito a vida de Anderson Silva, já que ele teve de custear muito da sua recuperação.

"Como disse, eu nunca voltarei a ficar completo. Espero que Anderson não tenha essa experiência. Espero que tudo dê certo com a primeira cirurgia e que todos os dedos e ligamentos funcionem corretamente. Quase me sinto como um rato de testes, tipo: 'ok, agora sabemos o que fazer'", brincou ele.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA