Topo

Na Grade do MMA

A neve no caminho do UFC

Jorge Corrêa

24/01/2014 08h10

O que foi montado para ser uma festa inédita pode se tornar um dos maiores pesadelos da história do UFC. Dana White não contava com o frio e a neve que estão assolando a região nordeste dos Estados Unidos nas últimas semana, o que pode estragar seus planos de fazer um evento casado com o Super Bowl, final do futebol americano e programa mais visto na TV do país.

Todo ano o Ultimate já faz um card parrudo no sábado que antecedo o evento esportivo mais visto do mundo, mas o UFC 169 será (seria?) ainda mais especial. Isso porque as disputa de cinturão de Renan Barão e José Aldo acontecerá em Nova Jersey, assim como o Super Bowl no dia seguinte. Os eventos estão todos casados, principalmente pelo fato de o jogo de futebol americano ser transmitido pela FOX este ano, canal parceiro do UFC nos EUA.

Até aí, tudo estava correndo bem, mas veio o frio. E não foi pouco frio. Uma semana antes da partida, o estádio MetLife está sofrendo com a neve, que cobre gramado e arquibancadas. Isso não seria necessariamente um problema para a NFL, que até conta com neve moderada para a partida – para dar um "efeito interessante" naquele que seria o primeiro Super Bowl com neve.

O problema é que está prevista uma nevasca histórica para o dia e o horário do jogo. Dessa maneira, a NFL trabalha com duas possibilidades: adiar a partida entre Seattle Seahawks e Denver Broncos para segunda-feira ou antecipar para sábado, planos que foram revelados na última quinta-feira, pelo tradicional jornal americano USA Today.

É na segunda possibilidade que mora o perigo para o UFC. Os torcedores que forem ao ginásio para ver a edição 169 no ginásio Prudential Center não terá problema, os ingressos estão quase todos vendidos e vão ficar quentinhos no local para ver as lutas. A questão está na televisão, que vai ficar em casa para ver os eventos esportivos.

A ideia de fazer esse card junto do Super Bowl sempre foi pegar carona na audiência do futebol americano e alavancar as vendas de pay-per-view. Mas se o jogo for antecipado para sábado, ele coincidirá com o UFC 169. E, nos Estados Unidos, nada consegue competir com a decisão da NFL. Nada MESMO. Ninguém deixará de ver a final para assistir às disputas de cinturão do Ultimate. Pacotes serão devolvidos e poucos novos serão vendidos. Detalhe: o Super Bowl passa em TV aberta por lá.

Dana White já deve estar coçando a careca com essa possibilidade.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA