Topo

Na Grade do MMA

Aldo e Barão dividindo holofotes

Jorge Corrêa

30/01/2014 09h03

Todos sabiam que isso um dia aconteceria e será neste sábado. Os dois principais lutadores brasileiros de MMA nas categorias mais leves de peso finalmente estarão no mesmo card do UFC. Amigos e companheiros de treino na academia Nova União, do Rio de Janeiro, José Aldo e Renan Barão defendem juntos seus cinturões no UFC 169, em Nova Jersey.

Os dois nunca esconderam a vontade de colocar em disputa os títulos dos penas e dos galos do Ultimate em uma mesma noite e essa oportunidade veio em um evento especial, já que o card deste fim de semana é casado com o Super Bowl, final do futebol americano.

"Não tem nada melhor que poder representar a nossa equipe juntos. Vamos levar nosso trabalho, nosso treino, nossa mentalidade. O clima também não poderia ser melhor", disse o campeão peso galo Renan Barão, seguido por José Aldo, dono do cinturão peso pena. "É muito especial para nós. Todos os nossos amigos e parceiros de treino vão estar lá, não tem nem como explicar como isso é bom. Não teria como estarmos mais motivado."

Mas mesmo sendo mais experiente dentro do UFC e com mais defesas de cinturão, Aldo acabou sendo superado por Barão nesse evento. Pelo menos dentro do card. Renan fará a luta principal do UFC 169, combate que será antecedido por Junior. José fez o combate final de seus últimos três eventos, contra Chad Mendes, Frankie Edgar e Zumbi Coreano.

Inicialmente era para a luta principal ser entre Renan Barão e Dominick Cruz, unificando o cinturão dos galos, mas o norte-americano se lesionou de novo e acabou substituído por Urijah Faber. Mesmo com a luta ficando menor, o UFC não mudou a ordem, mantendo a disputa do título dos penas como penúltima atração da noite do próximo sábado.

Os amigos garantem que não fazem nenhuma brincadeira entre eles sobre essa mudança de posição e dão uma visão interessante sobre essa situação: é como se o UFC 169 tivesse duas lutas principais, não faz diferença nenhuma uma ou outra ser a última do card.

"O que importa é que nós dois estaremos lá. Não faz diferença nenhuma. É tranquilo e importante para nós. Dificilmente vamos ter outra oportunidade como essa. Realmente é a melhor chance de colocarmos a nossa equipe e nossos treinadores em destaque", afirmou Renan Barão, exaltando o fato de que Dedé Pederneiras concorre ao 'Oscar do MMA' como melhor técnico do ano.

Para José Aldo, essa mudança de posição com seu parceiro é algo natural. "Barão é um menino muito bom, um grande lutador, com muita qualidade. Ele pode sempre fazer a luta principal, não ligaria nunca. Com a técnica que tem, ficará ainda mais conhecido com o tempo."

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA