Topo

Na Grade do MMA

Ronda atriz ou Ronda lutadora?

UOL Esporte

20/02/2014 06h00

Por Maurício Dehò

É inegável que receber convites para fazer pontas e papéis em blockbusters do nível de "Velozes e Furiosos" e "Os Mercenários" é uma honra e tanto. E, como alguns lutadores já fizeram, bastou a Ronda Rousey ouvir o chamado para ela se jogar na carreira de atriz, paralelamente à de lutadora e campeã do UFC. Mas será que a decisão trará consequências para seu trabalho principal, ainda mais pelo fato de ela ter mais dois trabalhos nas telas engatilhados?

Neste sábado a norte-americana sobe no octógono para o UFC 170, em Las Vegas, e defende o cinturão peso galo feminino contra a compatriota Sara McMann. O detalhe principal é que Ronda esteve em uma luta de quase três rounds completos há menos de dois meses. No dia 28 de dezembro, ela venceu a revanche contra a arquirrival Miesha Tate, com mais uma chave de braço.

Você pode se perguntar – e com muita razão: é possível que Ronda esteja pronta apenas oito semanas depois de lutar? É claro que a campeã diz que está tudo tranquilo. E realmente pode estar. Mas normalmente lutadores têm um período de descanso e fazem camps com duração de oito a dez semanas para ficarem prontos para um combate. Não basta treinar: é preciso trabalhar o condicionamento físico, estudar a estratégia e realizar a perda de peso.

Para tirar qualquer dúvida, Ronda vem realizando treinos abertos ao público e à imprensa, postando fotos e vídeos e passando a mensagem de que, pelo menos na academia, está voando. Como dito, realmente ela pode e até deve estar, por conta de sua experiência com o judô, que a fazia competir muito mais vezes, sempre se mantendo no peso.

O que só no sábado vamos saber é se outro elemento tão importante quanto o físico e muito mais complicado de se trabalhar estará em dia: a cabeça. Ronda é do tipo durona e mostrou que, mesmo com tantas provocações, intrigas e críticas vividas no TUF, conseguiu manter o foco no combate contra Miesha Tate, desafeto de longa data. McMann, por ser uma rival menos experiente, pode tentar surpreender com a figura de zebra na disputa pelo cinturão.

LEIA TAMBÉM

  • Ronda já usou medalha olímpica para beber de graça e já a perdeu sete vezes
  • 36 sinais de que você exagerou no vício em MMA

Fato é que, além de "Os Mercenários 3" e "Velozes e Furiosos 7", logo que acabar o UFC 170 Ronda Rousey deve retomar o trabalho de atriz. Ela é dada como certa para participar da adaptação para as telonas da série de TV "Entourage", em março, e também deve participar do "Athena Project", adaptação de um livro para o cinema.

"Sou uma lutadora, não uma atriz", defende-se Ronda. "Eu sei que a vida no MMA é curta, então quero ter mais maneiras de escrever minha história. Tenho evitado falar sobre filmes há um bom tempo, é algo periférico para mim. Mantenho meu foco na luta".

Dana White exagerou nos últimos dias dizendo que Ronda é a "maior estrela que já passou pelo UFC", colocando ela à frente de Anderson Silva, GSP e companhia. Então, não são só os fãs da lutadora que devem estar torcendo para que as palavras dela sejam verdadeiras. O próprio Ultimate tem todo o interesse de que, na hora de lutar, a lutadora Ronda Rousey seja a protagonista e que a atriz Ronda Rousey saia de cena.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA