Topo

Na Grade do MMA

Ronda e sua vitória sem polêmica

Jorge Corrêa

24/02/2014 06h01


A impressão que temos é que estão cada vez mais comuns os resultados polêmicos no UFC, mas isso é puramente proporcional à quantidade de lutas e à boa preparação dos atletas. Quanto mais eventos, mais lutas, mais combates parelhos e mais polêmicas. Não está se errando mais que anos atrás, só temos mais lutas.

Um bom termômetro para identificar essas polêmicas são as reações de fãs, lutadores e especialistas nas redes sociais – principalmente Twitter e Facebook – pessoas que acompanham de perto o MMA. E foi isso que aconteceu após o nocaute de Ronda Rousey sobre Sara McMann no último sábado, no UFC 170.

Assim que Herb Dean pulou entre as duas lutadoras para encerrar a luta, começou uma enxurrada de críticas, falando que o árbitro central parou o combate muito cedo. "McMann caiu no chão depois da joelhada que levou, mas estava se recuperando e o fim foi muito rápido", disse Sara Kaufman, por exemplo. Foram muitos os que reclamaram. Basta ver nos comentários aqui no blog e no relato do evento.

Mas onde tanta gente viu polêmica, eu não consegui ver. E Dana White também não. "A maioria das pessoas nunca levou um golpe no fígado e não sabe como é a dor disso. Ela precisava ter levado uma série de golpes no rosto? Eu revi a luta e acho que Herb Dean tomou uma decisão certa ao parar."

Eu também acho que foi uma parada correta. Foi exatamente o que a expressão corporal de McMann mostrou naquele momento. Ao ser atingida no fígado por uma forte joelhada de Ronda, ela caiu ajoelhada e ficou alguns segundos sem reagir. Claro que ela começou a tentar se levantar, mas com uma reação muito mais lenta que em uma outra situação de queda. Era presa fácil para a campeã.

Vou usar um tuite do lutador Siyar Bahadurzada, um especialista nesse tipo de golpe, que tentou explicar a situação:

Depois de um golpe no fígado, esse é o diálogo entre seu cérebro, seu coração e seu fígado:
Coração: Levante-se já, caramba!
Cérebro: Cala a boca, coração!
Fígado: Estou fora, danem-se vocês…

É sabido que um golpe bem dado no fígado, sem algum tipo de defesa, é fatal, é nocaute certo. Não foram poucas as vezes que isso aconteceu no octógono. A recuperação de um fígado atingido, da dor daquele momento, é muitas vezes maior que de um direto que leva a um knock-down.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA