Topo

Na Grade do MMA

Um tapa na cara do UFC/MMA

Jorge Corrêa

14/03/2014 14h43


Os fãs mais fervorosos do MMA, que não são poucos e são barulhentos, adoram falar nas discussões esportivas mais acaloradas que as artes marciais mistas são a modalidade "que mais cresce no mundo". É o slogan do canal Combate e ideia vendida por Dana White. Vitor Belfort enche a boca para dizer que o "MMA vai passar o futebol no Brasil". Lorenzo Fertitta projeta que o UFC passará a NBA como a terceira maior franquia esportiva dos Estados Unidos.

Claro que, proporcionalmente, MMA e UFC cresceram MUITO nos últimos anos, afinal, é um esporte que forçando muito tem só 20 anos da maneira que conhecemos. Se UM crescer 100%, vira DOIS. Pois bem. Algumas situações cotidianas deixam claro que, apesar desse crescimento, o UFC não é todo esse mainstream que imaginamos ou que deixamos nos levar – falo até por mim mesmo.

A história que vou contar abaixo aconteceu nada menos que com o campeão dos pesos médios do UFC, o homem que venceu o todo poderoso Anderson Silva duas vezes. É um verdadeiro tapa na cara do MMA. Não aquele tapa de agressão, mas sim um no melhor estilo "dá uma segurada na sua onda".

Segue o relato publicado por Chris Weidman, em sua conta no Facebook, a caminho do aeroporto para ir para o UFC 171, que acontece neste sábado, em Dallas.

"No meu caminho para o aeroporto hoje, tive uma pequena conversa com o motorista do meu taxi sobre o que ele acha sobre aqueles 'lutadores de gaiola' que tem mais testosterona do que cérebro. Então ele me perguntou se eu trabalhava com essa indústria depois que disse que estava indo para as lutas em Dallas. Eu disse que sim. Então ele perguntou se eu era um lutador. Eu disse que sim. Fim da conversa. Não preciso nem dizer que tive um restante de viagem bem silencioso no caminho todo. #Estranho #UFC171"

A realidade precisa ser encarada. O UFC só é realmente grande em Estados Unidos, Brasil e Canadá, e ainda bem longe de esportes consolidados. Fora desses mercados, não faz nem cócegas como em lugares como Inglaterra ou Austrália, apesar do burburinho. Europa é quase inexistente e na Ásia as artes marciais puras, e não mistas, fazem MUITO mais sucesso.

Claro que o barulho em torno do MMA é grande, mas calma, pessoal. não é tudo isso. Ainda. (Para Daniel Tozzi e inspirado por Alexandre Mattos.)

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA