Topo

Na Grade do MMA

O que esperar deste belo UFC

Jorge Corrêa

19/04/2014 09h26


Será o terceiro evento do UFC em oito dias, mas o melhor ficou para o final dessa maratona. Depois da triste derrota de Minotauro e a chata vitória de Tim Kennedy sobre Michael Bisping, teremos neste sábado um belo card em Orlando, encabeçado pelos pesos pesados Fabrício Werdum e Travis Browne. E tem até brasileiro trocando a Disney por esse evento, como contou Marcos Peres.

Essa luta definirá os rumos dos pesos pesados. Dana White já avisou que o vencedor dessa combate será o próximo desafiante pelo cinturão da categoria. Basta, apenas, que o campeão Cain Velasquez se recupere da cirurgia no ombro. Até o lugar essa luta já foi acertado: ela acontecerá no México, terra dos pais do dono do cinturão.

Dentro do octógono, devemos ter um duelo de estilos. Por mais que tenho melhorado muito na trocação nos últimos anos, Werdum tem no chão, no jogo agarrado, sua melhor chance. Isso porque a mão de Browne é famigeradamente pesada e vem derrubando muita gente nos últimos anos.

O brasileiro deve usar a trocação apenas para se aproximar do havaiano e tenta colocá-lo para baixo. A meta? A décima finalização de sua carreira. Mas que ele não caia na bobagem de tentar o double-leg grudado na grade. Travis já mostrou que suas cotoveladas na têmpora são devastadoras.

Rumo dos leves

Duas lutas com brasileiros também mexem diretamente com os próximos passos dos pesos leves, ainda mais levando em consideração o fato de que o campeão Anthony Pettis defenderá o cinturão contra Gilbert Melendez apenas no fim de semana do ano, após ambos serem treinadores do TUF 20.

No duelo da trocação no card principal, Edson Barboza colocará seu chutes baixos a prova contra o duro "Caubói" Cerone. Os dois tem estilos bem parecidos e essa luta é promessa de porrada comendo solta. O brasileiro tem a chance de finalmente mostrar que pode disputar o cinturão. Quando esteve perto, falhou.

Já fechando o card preliminar, dois dos tops da divisão e com, provalmente, o melhor jogo agarrado da categoria. O número 5 Rafael dos Anjos terá pela frente o numero 7 Khabib Nurmagomedov. Não consigo imaginar parada mais dura que essa para o brasileiro. O russo, invicto em sua carreira de 21 lutas, vai tentar derrubá-lo. E derrubá-lo. E derrubá-lo. A chance para Rafael é, em uma dessas quedas, pegar um braço ou uma perna, em busca da finalização.

Minha aposta: o vencedor dessas duas lutas se enfrentarão no segundo semestre para saber quem será o próximo desafiante pelo cinturão dos leves.

Serviço: O UFC deste sábado começa às 16h30 (de Brasília) e será transmitido apenas pelo canal em pay-per-view Combate. Mas você, amigo internauta, poderá acompanhar todos os lances pelo Placar UOL Esporte.

Card principal
Fabrício Werdum x Travis Browne – Peso pesado
Miesha Tate x Liz Carmouche – Peso galo feminino
Donald Cerrone x Edson Barboza – Peso leve
Brad Tavares x Yoel Romero – Peso médio
Card preliminar
Rafael dos Anjos x Khabib Nurmagomedov – Peso leve
Thiago Pitbull x Seth Baczynski – Peso meio-médio
Jorge Masvidal x Pat Healy – Peso leve
Estevan Payan x Alex White – Peso pena
Caio Monstro x Luke Zachrich – Peso médio
Jordan Mein x Hernani Perpétuo – Peso meio-médio
Dustin Ortiz x Ray Borg – Peso mosca
Mirsad Bektic x Chas Skelly – Peso pena
Derrick Lewis x Jack May – Peso pesado

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA