Topo

Na Grade do MMA

Massaranduba leva lição da roça para vencer no UFC 173 e embalar

UOL Esporte

22/05/2014 08h41

Por Maurício Dehò

Francisco Trinaldo, o Massaranduba, é um velho conhecido da torcida brasileira. O lutador "bronco" que virou queridinho no TUF Brasil 1 quando disse no reality que "nasceu para bater em outro homem" volta ao octógono neste sábado para tentar sua segunda vitória seguida e embalar. E ele traz em sua bagagem uma importante lição que veio lá de quando trabalhava na roça para encarar Michael Chiesa no UFC 173.

Natural de Amarante, uma cidade do interiorzão do Piauí, Massaranduba desde cedo foi trabalhar com os pais na roça. Com 8, 9 anos, pegava na enxada e fazia o que fosse preciso para dar sua contribuição. E não lamenta o que passou. Pelo contrário, deixa as lembranças bem vivas na cabeça quando está chegando a hora de vencer mais um desafio.

A lição é simples: "Você tem de lembrar, tem de saber de onde veio e saber que não está brincando. Não vim para sorrir pra ninguém, vim para fazer meu trabalho. Quando fizer, posso sorrir, brincar, fazer o que quiser. Aqui tem é que fazer o serviço bem feito", diz o lutador de 35 anos, peso leve.

"Comecei a trabalhar molequinho, a gente ia para a roça e aprendi tudo desde cedo. Ainda bem, porque só assim dei valor ao que conquistei. Minha família era pobre, mas isso não deixou ninguém se abater. Minha mãe soube criar a gente, mesmo faltando coisas", completou.

Com tudo isso fresco na memória, Massaranduba conquistou suas pequenas vitórias luta a luta – conseguiu cumprir o sonho de garoto de ter seu carro e sua casa – e agora se prepara para estrear em solo americano, e na capital das lutas Las Vegas.

"Fico animado em lutar em qualquer lugar. É meu lugar, e vou tranquilo onde quiserem. Eu gosto é de lutar no Brasil, mas vou com o mesmo empenho e sei que conta muito lutar fora, ser conhecido pelo público estrangeiro, então vou dar o máximo. Podem esperar, que o Massaranduba vai dar o máximo", disse ele.

O rival é conhecido, o campeão do TUF Michael Chiesa. O norte-americano tem uma marca impressionante em suas lutas: nas últimas 7, venceu seis e todas foram com mata-leão.

O piauiense se preparou especificamente para isso. "Analisamos suas lutas e vimos que ele vai muito bem para as costas, sabe encaixar o golpe, mas fizemos um trabalho certinho para fazer de tudo para não acontecer. Tenho as minhas armas também", avisou o peso leve.

Massaranduba já fez seis lutas pelo UFC e todas haviam sido no Brasil. Foram duas derrotas e quatro vitórias (um nocaute, duas finalizações e um triunfo por pontos). No seu compromisso mais recente, ele venceu por pontos Jesse Ronson em Jaraguá do Sul.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA