Topo

Na Grade do MMA

Sonnen, o grande vencedor

Jorge Corrêa

30/05/2014 07h44


Não foi exatamente uma surpresa quando foi anunciada a saída de Wanderlei Silva da luta contra Chael Sonnen. Pelo histórico de lesões, pelo tempo longe do octógono e pelas bravatas, quem acompanhava mais de perto imaginava que o brasileiro arrumaria algum motivo para deixar o combate. E foi exatamente o que aconteceu.

Claro que é uma enorme frustração não ver essa luta, principalmente pela briga que eles protagonizaram durante as gravações da terceira edição do reality show The Ultimate Fighter Brasil. Os fãs queriam ver o final daquele confronto que aconteceu no local e na hora errada – um vexame que acabou com Wanderlei lesionando as costas e a mão.

Mas em uma disputa que não terá troca de golpes, pelo menos não físicos, o grande vencedor é Chael Sonnen. Mesmo que ele seja derrotado – como provavelmente será e com requintes de crueldade – por Vitor Belfort no UFC 175 em 5 de julho, o norte-americano terá muito que comemorar.

1) Ele sempre disse que essa luta nunca aconteceria, que Wanderlei arrumaria uma desculpa para não apanhar dele. Dito e feito. Ele poderá gritar aos quatro ventos que estava certo desde o começo e, com isso, poderá continuar provocando.

2) No reality show, também mostrou que é um melhor treinador. Apesar de levar 4 a 0 nas primeiras lutas do TUF Brasil 3, não só virou o placar como ainda colocou três atletas nas finais. Um campeão ele terá de qualquer maneira. Ainda conseguiu um contrato para o participante Guilherme Bomba, de quem ficou muito próximo no programa.

3) Não há como negar que ele mudou muito a visão de boa parte dos torcedores brasileiros. As provocações ao país da época das lutas contra Anderson Silva ficaram para trás. Sua postura como treinador e como encarou a briga com Wanderlei fez com que muitos fãs "virassem a casaca". Ele terá mais fãs brasileiros ao seu lado que o próprio Wanderlei.

4) Os próprios lutadores do programa, inclusive do time de Silva, começaram a defender Chael, explicando que ele não é o vilão anti-Brasil que tantos acreditavam que ele era.

5) Ele não aceitou qualquer adversário como substituto de Wanderlei Silva. Ele vai enfrentar o principal desafiante pelo cinturão dos pesos médios e, provavelmente, o melhor lutador do UFC no momento que não está com um cinturão. Mais uma vez ele não fugiu de um adversário claramente melhor – como foi quando enfrentou Jon Jones.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA