Topo

Na Grade do MMA

‘Rei do chute’ luta para virar top 10, mas pode perder parto do 1º filho

UOL Esporte

20/11/2014 06h00

Por Maurício Dehò

Você conhece Edson Barboza. Pode não ser pelo nome – deveria –, mas ao menos pelo chute impressionante que ele aplicou no UFC Rio 2 e que lhe valeu prêmio de nocaute do ano você se lembra deste carioca de Nova Friburgo. Neste sábado, ele faz uma de suas lutas mais importantes no UFC. Encara Bobby Green, 7º do ranking, para entrar no top 10 dos pesos leves. E, ao mesmo tempo, sua cabeça estará também distante do octógono: sua mulher, Bruna, espera o primeiro filho do casal. O parto pode ser a qualquer momento.

Edson está treinando intensamente para o combate, há cerca de três meses. Sua mulher está há mais tempo em "preparação"; já completou 37 semanas de gestação de Noah, primogênito da família. A data estimada para o parto é 8 de dezembro, mas nesta fase o nascimento já pode acontecer a qualquer momento, mesmo que Edson esteja no Texas, enquanto sua mulher está na Flórida, a cerca de 2 mil quilômetros de distância.

"Ela teve que ficar na Flórida, porque já não podia mais viajar, então eu fiz parte do meu camp na ATT, na Flórida, e o resto com o meu time, Ricardo Almeida, em New Jersey. Foi difícil ficar longe dela por mais de um mês, ainda mais no final da gestação, mas ela me deu força para vir. É mais uma motivação, mais responsabilidade, mais uma boca para alimentar. E é um sonho ver a família crescendo", disse Edson, de 28 anos.

O problema de calendário fez os pais de primeira viagem traçarem planos para qualquer cenário de emergência. Se Noah se apressar e quiser vir ao mundo neste fim de semana, será a avó materna quem cuidará de Bruna, já que Edson é destaque na segunda luta mais importante no Texas, e não pode simplesmente abandonar o card. Para a gestante, até assistir à luta pode ficar vetado neste momento.

"A única coisa que a médica me recomendou foi evitar estresse e nervosismo (risos). Nessa época de luta? Chega a ser contraditório. Eu ainda não decidi se eu vou ver a luta ou não, vamos ver como eu vou estar me sentindo no dia", contou Bruna. "Estou tentando abstrair. É dificil, porque além de eu trabalhar para ele [faz sua assessoria de imprensa], somos muito conectados. Mas estou focada no nosso filho, e em esperar o Edson voltar para o parto."

O combate

Edson Barboza ficou conhecido pelo chute rodado em Terry Etim, no UFC Rio 2. Desde então, são quatro vitórias e duas derrotas no UFC

Edson Barboza ficou conhecido pelo chute rodado em Terry Etim, no UFC Rio 2. Desde então, são quatro vitórias e duas derrotas no UFC

Mas, falemos também do combate contra Bobby Green. Primeiro, é bom destacar: Edson Barboza é um baita "bucha de canhão". O UFC não dá mole para o carioca. Tanto que depois do nocaute no UFC Rio 2, quando ainda estava invicto, perdeu suas duas primeiras lutas, mas sempre contra grandes rivais: Jamie Varner, ex-campeão do WEC, e Donald Cerrone, top 5 dos leves. Hoje em 13º na lista de sua categoria, pega Bobby Green, bem acima, em sétimo.

Edson vem de vitória por nocaute contra Evan Dunham, usando mais um chute de seu cardápio repleto de técnicas do muay thai e agora encara um adversário com oito vitórias consecutivas, todas pelo Strikeforce e UFC. O último triunfo de Green foi contra Josh Thomson, que era cotado a lutar pelo cinturão da categoria.

"O UFC nunca me da uma missão fácil, mas é isso que eu gosto. Eu gosto de luta dura, de desafio. Isso é ótimo", comemora o lutador. "Estudamos o jogo do adversário, montamos a estratégia e fizemos todo o camp de treinamento em cima disso. Sinto que eu tenho muito o que melhorar ainda, para ser um verdadeiro artista marcial. Estamos trabalhando muito duro em todos os pontos, fixando erros e desenvolvendo os pontos fortes."

Edson diz que não liga para números e ranking, a intenção é apenas subir, embalar com uma boa série de vitórias e rumar ao sonho de conquistar o cinturão. E afirma que não vê problemas em ter a carreira marcada excessivamente pelo nocaute aplicado no UFC Rio 2.

"Não me incomoda, porque foi algo especial, mas é algo virado na minha vida. Eu acho que pelo fato desse chute e por ter quatro vitórias por chutes, as pessoas sempre esperam algo especial. Isso é bom. Mas como você disse, no combate é diferente, a gente tem que sentir o momento, procurar brechas, então isso vai de acordo com a luta", disse Edson, explicando que não se vê obrigado a tentar golpes plásticos, mas que está sempre aberto a aplicar sua técnica.

Rival vai dar adeus?

Uma coisa curiosa quanto a Bobby Green é que a três dias de seu combate com Edson, ele postou uma mensagem no Facebook colocando em dúvida sua carreira no MMA.

"Acho que essa pode ser minha última luta. Pensando em aposentadoria. #cansado", postou ele. Green tem passado por problemas na vida pessoal. Um irmão foi morto em um problema com uma gangue e outro foi baleado em outro incidente.

O UFC deste sábado tem como luta principal o duelo de pesos pena Frankie Edgar e Cub Swanson. Se vencer o ex-campeão dos leves, Swanson fica perto de um combate contra José Aldo, campeão da categoria, ainda que Conor McGregor esteja à sua frente na preferência do UFC.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA