Os números da surra de Rafael dos Anjos em Anthony Pettis
No último post, expliquei como Rafael dos Anjos conseguiu dominar taticamente Anthony Pettis para conquistar o inédito cinturão dos leves para o Brasil. Vou mostrar agora como os números da luta principal do UFC 185, que aconteceu no último sábado, em Dallas, escancaram a surra que o brasileiro deu no norte-americano.
O número mais impressionante é o de controle, a soma do tempo em que um lutador conseguiu dominar o combate no chão ou no clinch. Rafael teve um controlo de 14min36 dos 25 minutos que a luta durou, contra apenas 53s do ex-campeão. Pudemos ver isso no intenso jogo de quedas e de ground and pound que Dos Anjos imprimiu nos cinco rounds.
Mas como Pettis mesmo explicou, foi a trocação que fez o jogo pender todo para o lado do novo dono do cinturão dos leves.
Rafael acertou 144 golpes, de um total de 233 tentados, com um aproveitamento de 62%. Já Anthony atingiu o rival em 96 oportunidades de 205 tentados, aproveitamento de 46%. Nos golpes significativos, Dos Anjos atingiu Pettis com veemência 90 vezes, sendo atingido com força em 54 oportunidades.
Teve um golpe significativos desses tantos, ainda no primeiro round, que abalou a estrutura de Anthony. No começo do combate, Rafael atingiu o olho direito do rival com um direto de esquerda e Pettis não foi mais o mesmo. Com isso, ele terminou a luta com 7 pontos próximos da sobrancelha e uma concussão.
As quedas também fizeram toda diferença. O ex-campeão tentou derrubar o então desafiante uma única vez e não conseguiu. Por outro lado, o niteroiense levou o adversário ao chão em 9 vezes de 10 tentativas.
Além de ser o primeiro campeão peso leve do Brasil, Rafael dos Anjos se tornou o 11º lutador do país a conquistar um título do UFC. Com 18 lutas, ele também é o atleta que demorou mais tempo até conseguir um cinturão.
Sobre o blog
Contato: nagradedomma@gmail.com
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.