Topo

Na Grade do MMA

Brasil fica fora de disputa do cinturão dos médios do UFC depois de 9 anos

Jorge Corrêa

04/06/2015 06h01

A história dos brasileiros com o cinturão dos médios do UFC começou com Murilo Bustamante, em 2002, mas foi com Anderson Silva que ele se tornou o título com a cara do país. Mas na última quarta-feira, o Ultimate encerrou uma série nove anos com o Brasil presente em disputas de cinturão da categoria.

O título mais brasileiro do UFC não voltará para cá tão em breve e não terá de retomar o cinturão imediatamente. Isso porque Dana White preteriu Ronaldo Jacaré e confirmou o norte-americano Luke Rockhold como próximo desafiante do campeão Chris Weidman, em duelo que ainda não tem data nem local marcado.

A série do Brasil em disputas de título até 84kg do maior evento de MMA do mundo começou em 14 de outubro de 2006, quando Anderson Silva devastou o então campeão Rich Franklin. Depois disso, o Spider conseguiu uma série recorde de 10 defesas consecutivas de cinturão, até a revanche contra Chael Sonnen, em julho de 2012.

Então Chris Weidman entrou em seu caminho. O americano tomou o título do brasileiro em julho de 2013 e fez mais três defesas, todas contra brasileiros: Anderson Silva, novamente, Lyoto Machida e por último Vitor Belfort no mês passado, completando os nove anos em que o Brasil esteve nos holofotes da categoria.

A melhor chance de retomar o título dos médios será com Ronaldo Jacaré, o próximo na linha sucessória dos desafiantes ao título. Mas resta saber se ele vai esperar o confronto entre Luke Rockhold e Chris Weidman ou arriscará essa posição privilegiada com um novo duelo no meio do caminho.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA