Topo

Na Grade do MMA

Rony Jason é pego em antidoping e tem vitória no UFC Goiânia anulada

Maurício Dehò

18/06/2015 11h01

O lutador brasileiro Rony "Jason" Mariano foi flagrado em um exame antidoping realizado para a disputa do UFC de Goiânia. A Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) informou, nesta quinta-feira, que seu organismo apresentou um diurético proibido e que, por isso, ele será suspenso e o resultado da luta será anulado.

No último dia 30 de maio, Jason enfrentou Damon Jackson e precisou de pouco mais de três minutos para finalizar o rival, com um triângulo. Ele vinha de derrota, e o resultado ainda lhe rendeu um bônus de performance da noite, com US$ 50 mil dados pelo UFC. De acordo com o MMAJunkie, o prêmio será retirado.

Em um exame a que foi submetido, Jason apresentou o diurético hidroclorotiazida, substância proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada). Com isso, ele está suspenso por nove meses – a contar da data da luta. O resultado fica anulado, alternando-se agora para "no contest" (sem resultado).

Ao MMA Fighting, Jason explicou que vai investigar se algo para o tratamento de uma lesão no tornozelo pode ter gerado o teste positivo. Em entrevista aos amigos do PVT, Jason também se defendeu: "Estou tranquilo quanto a isso, pois nunca usei e dessa vez não foi diferente. Já fiz sete lutas no UFC e sempre bati o peso, sou muito profissional quanto a isso. Treinei duro mesmo machucado, meu peso estava certinho. Vou pedir a contraprova. Estou sempre à disposição do UFC para quando eles quiserem fazer qualquer outro exame em mim. Já estou vendo com os médicos, minha nutricionista e minha equipe. Já fui prejudicado na luta contra Peralta, dessa vez não tem como".

O lutador também postou uma mensagem no Facebook: "Assim como vocês, eu fui pego de surpresa por essa decisão da comissão. Já fui prejudicado uma vez na luta contra o Peralta, e agora não vai acontecer. Vou recorrer, acionei meu advogado e vamos recorrer para mostrar que não uso nada. Fui fazer um exame de sangue para mostrar que não sou adepto a métodos ilícitos para perder peso. Já tenho dez lutas pelo UFC, três na casa (do TUF), sete fora. Então, quem me conhece já sabe do meu trabalho. Eu já estava pedindo uma luta em agosto, no UFC Canadá. Com esse problema, talvez complique. Vou resolver o quanto antes, para poder voltar o mais rápido possível, porque eu amo isso. Estou muito triste. Não vou nem pedir desculpa, porque não posso me desculpar pelo que não fiz. Eu não usei, não uso, e não sou adepto (sic) a quem usa"

Rony Jason já se envolveu em uma polêmica lutando em Goiânia, em 2013, quando perdeu luta e socou uma parede. Além de lesionar o braço, ele foi suspenso por 30 dias pela CABMMA, por conduta antiesportiva.

Campeão do TUF Brasil 1, na categoria pena, Rony tem atuações irregulares no UFC. São sete lutas feitas no evento. Após a final do reality, ele venceu três combates seguidos e depois passou por uma série com duas derrotas em três lutas. Agora que parecia ter se recuperado, tem atrasadas mais uma vez suas pretensões.

De acordo com a Comissão Atlética Brasileira, todos os lutadores foram testados, mas apenas o resultado de Jason foi adverso.

Confira o comunicado:

A Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) informa que todos lutadores foram submetidos aos exames de controle antidoping para detectar a presença de agentes anabólicos, diuréticos/agentes mascarantes, estimulantes e canabinóides, no UFC Fight Night Condit vs. Alves realizado em Goiânia/GO no dia 30 de maio de 2015.

O atleta Rony Mariano Bezerra de Lima teve o resultado do seu exame como adverso para o diurético hidroclorotiazida, substância proibida pelo código mundial de controle de dopagem (WADA). O atleta será suspenso por nove meses, retroativo à 30/05/2015, e o resultado de sua luta será revertido para "no-contest". Os demais atletas tiveram resultados negativos em seus respectivos exames.

Todos os exames foram coletados por um DCO (Doping Control Officer) certificado pela WADA/ABCD e enviados para um laboratório credenciado pela WADA em Los Angeles, CA/EUA.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA