Topo

Na Grade do MMA

Com 92 anos no ringue, Bellator tem luta 'nonsense' de ex-UFCs

Maurício Dehò

19/06/2015 06h00

Kimbo Slice, 41 anos, é "novinho" perto do seu rival desta sexta-feira, no Bellator (o Fox Sports transmite às 22h). É que ele encara ninguém menos que o ex-astro do UFC Ken Shamrock, que fez seu 51º aniversário em fevereiro. Pois é. Juntos, esses caras somam 92 anos, e serão as estrelas principais do evento rival do Ultimate, acima até de uma disputa de cinturão. Mais 'nonsense', impossível.

Tudo bem que Shamrock e Kimbo já chegaram a agendar um combate para 2008, e o primeiro se cortou, abandonando a luta em cima da hora. Mas, remarcar o duelo a esta altura do campeonato é de uma apelação ímpar, usando apenas a fama dos lutadores. Ken Shamrock foi uma das grandes estrelas dos primórdios do UFC e um dos grandes rivais de Royce Gracie. Kimbo ficou famoso pelos seus vídeos de lutas de rua, e também passou pelo Ultimate.

2ea33ddb-56b1-4a8e-92e2-cd1a8a6e79dfPara se ter uma noção do absurdo, ambos não lutam MMA há cinco anos. Ainda assim os veteranos, fecham o card em Saint Louis (EUA), lutando depois que o brasileiro Patricio "Pitbull" Freire defender o cinturão peso pena contra Daniel Weichel.

Em entrevista ao blog, o vovô (literalmente) Shamrock explicou que, para ele, a luta é um acerto de contas em relação a 2008. "Para mim, esta luta retoma o que devíamos ter feito lá. Aquele cancelamento mexeu comigo, e foi numa época em que meu pai ficou muito ruim e acabou morrendo. Kimbo disse coisas desrespeitosas em meu sofrimento. Então, se eu tivesse uma oportunidade de acertas as coisas e encerrar o assunto, eu faria. Quando Kimbo assinou com o Bellator, eu vi que era minha chance."

Mesmo com a idade avançada, Shamrock não vê prazos em sua carreira. "Meu pai dizia: 'você pode fazer o que quiser, basta viver corretamente e acertar sua mente. Acredito nisso. Foi o que fiz: me cuidei, treinei, mantive minha cabeça no esporte e evoluindo. Faço o que os fãs querem ver e não coloco um tempo (para parar). Há lutas que as pessoas querem ver, e vou lutar enquanto puder".

Kimbo Slice, que até hoje trabalha no ramo de segurança na indústria pornográfica, pesou pesado na provocação.

"Eu apenas espero que ele lute, por que quem sofre um corte como aquele? Você faz coisas assim quando está com medo. É o mais perto de cometer suicídio. Desta vez, espero que lute, não amarele. Por que, se acontecer de novo, vou invadir seu vestiário e vamos fazer uma luta no velho estilo sem luvas ali mesmo", disse, ao MMAJunkie.

Em 2008, quando Shamrock foi substituído por Seth Petruzelli, Kimbo Slice foi nocauteado em 14 segundos.

Vale ressaltar, ainda, que a imprensa dos EUA não engoliu a política antidoping feita antes desta luta. Kimbo e Ken deram entrevistas dizendo que foram testados várias vezes, mas, até por conta da idade, restaram grandes dúvidas quanto à transparência do processo.

Muitos brincam que o UFC poderia ter uma categoria Masters, para comportar veteranos como Dan Henderson, de 44 anos. Mas o combate entre Shamrock e Kimbo parece ir além da conta, por parte do Bellator. Se era para botar o vovô ex-UFC de volta ao octógono desta forma, era melhor ter arranjado logo uma revanche com Royce Gracie – que, por sinal, é garoto-propaganda da organização… Vamos ver no que isso vai dar.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA