Topo

Na Grade do MMA

Thales vai à Escócia atento a mão de alface e se inspira em William Wallace

Jorge Corrêa

17/07/2015 10h35

UFC vai para a Escócia com brasiliero em ascensão e super-herói
Quem diria que Thales Leites, aquele mesmo que já disputou o cinturão contra Anderson Silva, pudesse voltar ainda melhor ao UFC. O parceiro de treinos de Aldo, Barão e companhia vem embalado em uma excelente série de vitórias e agora encara um desafio definitivo para suas ambições de voltar a lutar pelo título. Na Escócia, ele evoca a figura de William Wallace (sim, o "Coração Valente") para encarar o inglês Michael Bisping. E não liga para os comentários de que o rival é conhecido por ter "mãos de alface".

Lutar na Escócia é uma novidade interessante, um palco incomum do UFC. E até isso virou motivação para o fluminense de Niterói, fã do filme "Coração Valente", marco da cultura escocesa pelo papel interpretado por Mel Gibson, como William Wallace. Ele curte tanto o filme, que tem uma frase dele tatuada e chegou a dizer que se pesaria com o rosto pintado, mas não o fez.

"Estou unindo o útil ao agradável. Sempre tive o sonho de conhecer a Escócia, será ótimo enfrentar um inglês lá. Coração Valente é um dos meus filmes prediletos, tenho até tatuada uma frase do William Wallace antes dele ser executado", disse ele, sobre a mensagem que carrega, escrito, em inglês, "Todo homem morre, nem todo homem realmente vive".
Thales comemorou o reconhecimento do UFC em lhe dar uma luta principal, pois sabe que a vitória o fará colar no top 5 e virar um candidato sério na fila do título.

"Para mim é excelente estar na luta principal. É fruto do trabalho, estou colhendo os frutos, mas, para mim, o peso é o mesmo, independentemente da posição da luta", disse ele, que também aprovou a escolha do rival. "Ele é muito bom, está há muito tempo no UFC, tem um nome bom, luta pra frente. E vou lutar pra frente também. Isso é excelente."

Apesar de ter 15 nocautes em 26 vitórias, Bisping ficou conhecido como mão de alface, por não apresentar a mesma pegada no Ultimate – salvo na vitória contra Cung Le, há 11 meses.

"Vou me preocupar igual, com mão de pedra ou mão de alface. Ele lutou com caras duríssimos, com muita gente boa, só perdeu para top 5. Ele tem um volume grande de luta e se der mole ele vai nocautear. Não vou menosprezar, todo mundo tem pontos fracos e fortes. Eu treino para tudo e respeito a trocação dele, não vou ficar achando que tenho queixo de pedra, toda as armas vão ser necessárias", analisou Thales, hoje com 33 anos, 25 vitórias e apenas quatro derrotas.

Inspirações cinematográficas à parte, ele sabe que precisa vencer Bisping, para só depois mirar adiante, ainda que sua série oito vitórias seguidas, incluindo como vítimas Tim Boetsch e Francis Carmont, impressione. "Na verdade, não penso em disputa de cinturão, eu penso só passo a passo. Se isso acontecer, será fruto do meu trabalho. Vou continuar vencer e na hora que estiver na cara do gol, vou meter para dentro."


A PESAGEM

Os lutadores passaram pela pesagem nesta sexta-feira, e o evento não teve grandes acontecimentos. Michael Bisping foi recebido com ovação pela plateia britânica. Thales Leites, que chegou a prometer se pintar de William Wallace não cumpriu e foi de cara limpa à balança.

Na hora da encarada, eles trocaram muitas provocações. Bisping chegou batendo no peito de Thales, que não gostou, pediu para não ser tocado e começou a troca de acusações e palavrões, até eles serem separados.

Outra encarada mais nervosa foi de uma luta feminina. Joanne Calderwood e Cortney Casey tocaram cabeças, trocaram provocações e foram separadas. Leonardo Macarrão bateu o peso sem problemas para enfrentar Stevie Ray, assim como Ivan Batman, que pega o algoz de Conor McGregor Joseph Duffy.

*Pitaco musical do Dehò: por falar em William Wallace…

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA