Topo

Na Grade do MMA

Bethe Correia dá aula de como usar o trash talk para chegar ao cinturão

Jorge Corrêa

30/07/2015 06h01


Post com o parceiro Vinícius Castro

Um fator sempre diferenciou os lutadores brasileiros do UFC dos estrangeiros: como cada um usa a provocação, o famoso trash talk, de maneira diferente. Por aqui, sempre foi pregado o respeito ao adversário e a falar o mínimo possível, enquanto lá fora a promoção das lutas passa muito pelo poder de retórica – e de provocar – seu adversário.

Isso até surgir Bethe Correia. Com apenas três anos de carreira como lutadora profissional de MMA, a paraibana alcançou em tempo recorde o ponto máximo de sua carreira: disputar o cinturão do UFC contra Ronda Rousey, isso tendo apenas nove lutas, sendo apenas três no maior evento do mundo.

E foi dando uma aula de como usar o trash talk que Bethe conseguiu alcançar tão rápido algo que lutadores levam uma carreira inteira para conseguir. Algo que nenhum brasileiro tinha feito no UFC até então. Claro que, antes de mais nada, ela venceu seus combates. Ninguém luta tanto tempo sem perder apenas por sorte. Ela tem talento e treina duro, mas ela soube como potencializar e catalisar suas vitórias no UFC.

Uma das mais bem instruídas lutadores do Brasil que já passou pelo UFC, ela soube desde o começo como usar a provocação, aliada às vitórias, para atingir Ronda Rousey. Bateu duas das melhores amigas da campeã – Jessamyn Duke e Shayna Baszler – e espezinhou tanto a dona do cinturão que ela não teve outra saída a não ser aceitar o desafio da brasileira.

Com a luta já confirmada, Bethe continuou atacando Ronda até que pegou em uma ferida muito dolorida: a morte de seu pai, que se suicidou quando ela era criança. "Acho que foi maluquice da Ronda esse negócio sobre o pai dela. Quem acompanha as entrevistas sabe que não falei nada da família ou do pai. Ela que usou isso para promover a luta, não eu."

"Ela não podia ver uma câmera, um repórter, que se fazia logo de coitadinha. A Ronda sempre foi a vilã, a arrogante, mas só fala em se aposentar e quer o público apaixonado. Quer ser a mocinha. Ela veio ao Brasil com a intenção de me humilhar, quis botar uma pressão com esse tema e jogar o público contra mim. Mas eu confio no meu povo. Ou ela é uma ótima atriz, ou realmente é muito abalada com esse tema", disse Bethe, já no Rio de Janeiro.

Para contra-atacar e tentar apagar o mal-entendido da história do suicídio, Correia agora promete o nocaute para chocar o mundo. "A Ronda sabe que não tem como sair da luta de forma rápida. Ela não pode garantir que vai trocar e me nocautear, pois nunca trocou com ninguém. As lutas da Ronda são agarradas. Eu sei o que é um soco na cara. A luta vai ser rápida, mas do meu jeito. Estou com a mão pesada, afiada e vou para nocautear no primeiro round".

Agora, é esperar para ver se Bethe vai morrer como o peixe.

Serviço – O UFC 190, na HSBC Arena, Rio, conta com a disputa de cinturão peso galo do UFC entre a campeã Ronda Rousey e a desafiante, também invicta, Bethe Correia, além de ter o duelo de técnicos do TUF Minotouro x Maurício Shogun, numa revanche do Pride, as duas finais do reality show e astros como Demian Maia, Minotauro e Pezão. A noitada começa às 20h, com o card preliminar. O principal tem início às 23h, com sete lutas. A Rede Globo anuncia o evento ao vivo a partir das 0h10, com quatro combates na íntegra. O Placar UOL acompanha todos os detalhes do evento.

Card principal:
Galos Feminino (cinturão): Ronda Rousey x Bethe Correia
Meio-pesados (técnicos do TUF): Minotouro x Maurício Shogun
Leves (final do TUF): Glaico França x Fernando Bruno
Galos (final do TUF): Reginaldo Vieira x Dileno Lopes
Pesados: Stefan Struve x Minotauro
Pesados: Pezão x Soa Palelei
Palhas feminino: Claudia Gadelha x Jessica Aguilar

Card preliminar:
Meio-médios: Demian Maia x Neil Magny
Meio-pesados: Rafael Feijão Cavalcante x Patrick Cummins
Médios: Warlley Alves x Nordine Taleb
Galos: Iuri Marajó x Leandro Issa
Médios: Vitor Miranda x Clint Hester
Galos: Hugo Wolverine x Guido Cannetti

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA