Topo

Na Grade do MMA

Comissão suspende Toquinho e Shields por conduta antidesportiva

Maurício Dehò

05/08/2015 10h40

Joe Lauzon prova que Toquinho segura demais as finalizações

Depois de o próprio World Series of Fighting anunciar a suspensão de seu lutador, Rousimar Palhares, o Toquinho, o brasileiro também levou um gancho da Comissão Atlética de Nevada. A entidade ratificou a posição do evento e suspendeu não só Toquinho, mas também Jake Shields, ambos por conduta antidesportiva no combate do último sábado.

De acordo com o Review-Journal, de Las Vegas, os lutadores terão de se explicar à comissão no próximo dia 13 de setembro e poderão receber sanções. Por enquanto, estão afastados de competições.

Por parte do brasileiro, dois problemas contaram na decisão: ele segurou demais a finalização – uma kimura – demorando a soltar Shields, mesmo com o árbitro intervindo; e também foi acusado de dar dedadas no olho do norte-americano. Já Shields deu um soco no brasileiro após o fim da luta, reclamando da segurada exagerada do rival.

Na terça-feira (4), Ray Sefo, presidente do WSOF, em entrevista ao MMA Fighting, anunciou que Toquinho estava suspenso por tempo indeterminado e que havia retirado o cinturão do brasileiro. "Ver ao vivo é uma coisa e na TV é outra. Após a luta, vi as reclamações da equipe de Shields e fui para casa ver a luta com calma. O árbitro o mandou soltar cinco ou seis vezes, e os olhos de Shields estavam muito irritados, por conta das dedadas aplicadas por Toquinho. Reuni-me com a minha equipe e decidi tirar o cinturão de Toquinho imediatamente, e suspendê-lo indefinidamente".

Essa não é a primeira vez que Toquinho se envolve em polêmicas por causa de uma finalização. Isso, inclusive, foi o motivo que o fez ser demitido do UFC, em outubro de 2013, depois da vitória sobre Mike Pierce.

Em uma (longa) nota assinada em nome de Toquinho, o lutador se defendeu:

No intuito de manter com a comunidade do MMA brasileiro e mundial o respeito e a transparência necessários (…) venho a público reconhecer e esclarecer a dúvida gerada por conta da interpretação dos fatos ocorridos em minha luta contra Jake Shields(…).

(…) Falta de profissionalismo e fair play, para mim, é quando um adversário passa semanas dando declarações na mídia de que buscaria me lesionar seriamente a qualquer custo. Acredito que existam várias maneiras de se promover uma luta, mas não devemos jamais incentivar a violência em troca do ódio, o mundo já está cansado de guerras. (…)

Na minha concepção, falta de profissionalismo e fair play teve o meu oponente que me deu um soco no rosto propositadamente ao término da luta e arremessou sobre mim objetos enquanto enquanto eu concedia uma entrevista à equipe do USA Today Sports falando a respeito da minha vitória. Além disso, foi inconcebível o fato de seus treinadores/córners tentarem invadir o cage para me agredir deliberadamente.

(…) Durante a luta, Shields e eu passamos por diversos momentos de disputa de posições na luta agarrada, minha consciência é plena de que, se meus dedos atingiram os olhos do meu adversário, em momento algum foi algo intencional. Além disso, por diversas vezes o queixo do Shields atingiu meus olhos, simplesmente estávamos competindo por cada espaço, cada centímetro.

É muito comum no MMA, por erro de cálculo, o atleta ser atingido por chutes nas partes genitais, assim como nos olhos, invariavelmente. Lembro a vocês que, em nenhum momento da luta, Shields solicitou auxílio médico ou um tempo para recuperar-se de uma possível lesão causada pelo meu dedo, o que poderia até ter terminado o combate como um No Contest.

Não julgo correto o Shields justificar uma derrota legítima com esse argumento. Todo atleta de MMA, deve saber respeitar a vitória e a derrota, e não tentar polemizar situações que não tiveram interferência nenhuma no resultado da luta.

Me dediquei muito nos treinos para esse combate, e não arriscaria nada para colocar em dúvida minha vitória e meu cinturão. Simplesmente, fiz o meu trabalho e finalizei um atleta que nunca na carreira havia sofrido este tipo derrota. O surpreendi com uma kimura num movimento bastante técnico, que muitos não imaginariam que poderia acontecer. Isso sim, é o que deveria ser exaltado pela mídia.

Com relação ao tempo para soltar a finalização, isso é algo que tenho trabalhado bastante, sou humilde o suficiente para assumir as coisas que preciso melhorar. Porém, entendo que o árbitro poderia estar mais bem posicionado e ter interferido de uma melhor forma.

Não sou uma pessoa maldosa, caso fosse poderia ter, de fato, quebrado o braço do Shields. Tenho força suficiente para o tal, no entanto, com cerca de 1,06 segundos após o contato do árbitro tive o reflexo de liberar a finalização e comemorar a vitória. Cada atleta tem uma adrenalina diferente, é nítido no vídeo o movimento de reflexo do meu corpo ao sentir o toque do juiz, não continuei a aumentar a pressão ou ajuste no golpe, simplesmente larguei o braço.

Já passei por muitas situações difíceis na minha vida pessoal e esportiva. Tenho mais de 20 lutas na carreira, e ninguém nunca nomeará um único adversário que quebrou o braço ou a perna lutando comigo, nunca encerrei a carreira de ninguém por lesão. Jamais deixei ninguém cego, ou enfiei o dedo propositadamente nos olhos de um adversário. Isso é real, são fatos.

Alguns veículos adoram um vilão, seja um falastrão estilo bad boy, ou alguém para ser rotulado como o lado perverso, o lado obscuro, no melhor estilo dos filmes de Hollywood, mas esse personagem não sou eu, não sou ator de filme de terror, sou apenas um atleta que ama o jiu-jitsu. Infelizmente, o fato de não dominar o inglês, não permite que minha visão acerca do assunto seja externada para desmistificar essa imagem que não condiz com os valores que prezo na vida.

Não concordo com a decisão de ser suspenso e punido com a perda do cinturão, mas tenho que aceitar. Estamos sujeitos a isto quando assinamos um contrato para participar de um show . O que não aceito é estar sendo chamado de lutador sujo. (…) No decorrer de nossa luta, dei todas as oportunidades para ele mostrar suas habilidades no jiu-jitsu, mas ele não fez nada e, como sempre, só amarrava a luta.

Para finalizar, gostaria de dizer ao Sr. Shields que não é necessário todo esse drama para ter uma revanche. Eu aceito qualquer desafio com você. Desta vez, não te darei oportunidades para reclamar, pois irei te nocautear.

Confira a finalização polêmica de Toquinho sobre Jake Shields:

Toquinho perde o cinturão do WSOF depois de mais uma finalização polêmica

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA