Topo

Na Grade do MMA

Onde está Jon Jones? Cormier - e o UFC - estão ansiosos pela volta do astro

Maurício Dehò

11/09/2015 06h01

Daniel Cormier sequer fez sua primeira defesa do cinturão dos meio-pesados e já vem contando vantagem em relação aos seus possíveis desafiantes. Ele enfrenta Alexander Gustafsson em outubro, na primeira defesa de cinturão, mas não é o sueco quem ele quer pela frente. O norte-americano se mostrou ansioso pela volta de Jon Jones, afastado há cerca de quatro meses do UFC, após se envolver em um acidente de carro que deixou uma grávida com um braço quebrado.

Segundo Cormier, seu reinado só será completo no Ultimate quando ele puder ter sua revanche com o ex-dono do cinturão, que foi suspenso e teve o título cassado enquanto responde na Justiça pelo caso que protagonizou em Albuquerque, cidade em que vive. Mais que isso, ele detonou o nível dos rivais, disse que enfrentá-los é só uma brincadeira.

"Obviamente eu preciso dele (Jones). Enquanto avanço para esta luta de outubro, vejo que preciso do cara. Eu preciso que esse cara volte aqui e lute comigo. Para a minha jornada ficar completa e para eu ser completo enquanto fecho minha carreira neste esporte, eu preciso dele. E, honestamente, eu lhe desejo o melhor, para que ele volte e eu possa parar de brincar por aí com esses caras e volte aos negócios", disse ele, referindo-se, no final, aos seus possíveis desafiantes.

Cormier e Jones tem um histórico de confusão. Eles trocaram empurrões em uma cena lamentável de um evento promocional, mas Jones teve de ser retirado do card por conta de uma lesão. Eles se enfrentaram meses depois, com vitória incontestável de Jones. Depois. Cormier enfrentou Anthony Johnson na vaga do próprio Jones, depois do acidente de carro, pelo cinturão vago e venceu por finalização, no terceiro round.

A preocupação de Cormier faz sentido. Desde que nomes como Shogun, Rashad Evans, Lyoto Machida e Rampage caíram de produção, a categoria dos meio-pesados, antes ultracompetitiva, ficou mais rasa. Os nomes que restam não tem um apelo forte como de Johnson, já derrotado por ele, e Gustafsson.

Então, Cormier de fato precisa de Jones, tanto para legitimar seu cinturão, vencendo um lutador considerado nos últimos anos como imbatível e o melhor da atual geração, quanto para vender seus combates a um grande público e aumentar sua  participação financeira nos pay-per-views.

Na mesma lógica, o UFC também deve estar ansioso pelo retorno do seu astro. O detalhe é que entre o fim de 2015 e o começo de 2016, há uma série de grandes datas tradicionais no calendário da organização, que precisam de astros de grande porte para sua promoção.

Neste prazo, já tem combates os campeões: Cormier, Ronda Rousey, José Aldo, Chris Weidman, Joanna Jedrzejczyk, Rafael dos Anjos, Robbie Lawler TJ Dillashaw. Sobram o pouco expressivo Demetrious Johnson e Fabrício Werdum x Cain Velásquez, que não deve acontecer antes de março. E sobra uma das datas mais tradicionais do ano sem um grande lutador, o card do fim de semana do Super Bowl.

A 50ª edição da final da NFL acontece em 7 de fevereiro. E Jon Jones cairia como uma luva neste card. Mas isto, por enquanto, seria apenas um desejo com chances longínquas de se realizar. O acidente em que Jones se meteu, agravado por ter fugido da cena, pode atrasar bastante sua volta, se ele pegar semanas ou meses de cadeia.

A realidade é que, pelo menos o cenário de um abandono do MMA já foi descartado. Jon Jones retomou os treinos e, de acordo com as primeiras informações, vem se dedicando na academia liderada por Greg Jackson para voltar à sua antiga forma, enquanto aguarda por seu julgamento. Mais que só treinar, tem tentado ser um mentor e apareceu em diversas publicações em redes sociais de terceiros dando suporte a garotos em seus treinos. Deve ajudar, também, na preparação de Holly Holm para pegar Ronda Rousey.

Em tempo, não é só Daniel Cormier e UFC que estão sentindo falta de "Bones" Jones. Pelo bem do esporte – e por diversão mesmo! -, acho que não só este que vos escreve, mas os que aqui leem também devem estar só no aguardo para ver o que ele ainda tem a mostrar no MMA.

#VoltaJones. Mas só depois de se virar com a Justiça, cumprir o que for imposto e se renovar como ser humano.

Daniel Cormier e a versão que fez para uma famosa canção pop para o prêmio Fighters Only:

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA