Topo

Na Grade do MMA

Russo se machuca de novo e fala em deixar MMA. Longo reinado para Rafael?

Jorge Corrêa

30/10/2015 11h31

Khabib aplica joelhada em Rafael dos Anjos em sua última luta no UFC

Quem acompanha o UFC nos últimos cinco anos pôde ver o crescimento de um monstro russo que assombrou de forma contundente os pesos leve do evento. Mas Khabib Nurmagomedov viu mais uma vez adiado seu sonho de se aproximar de uma disputa de cinturão por conta de uma lesão, a terceira grave em menos de dois anos.

O lutador invicto – em 22 combates profissionais no MMA – anunciou na última quinta-feira que fraturou uma costela e, dessa forma, está fora do combate contra o norte-americano Tony Ferguson, que aconteceria em 11 de dezembro, em Las Vegas, no TUF 22 Finale. Mais que não retornar depois de sua última luta em abril do ano passado, ele colocou em xeque sua própria carreira.

"Quebrei minha costela novamente me preparando para luta. Eu realmente quero voltar, mas não estou certo se vou conseguir. Quero me desculpar com meus fãs. Quebrei minha costela e mais uma vez estou fora de uma luta. Muito obrigado a meus fãs e meus patrocinadores", disse o russo, em sua conta no Instagram.

Se Nurmagomedov não voltar a lutar, seria uma enorme lástima para quem gosta de MMA. É difícil de encontrar um atleta tão talentoso e tão dominante como Khabib. Com um wrestling assombroso, conseguia até nocautear rivais com suas quedas, além de ter uma mão pesadíssima. Tê-lo no octógono era garantia de show.

Mas tem um lado positivo para esse afastamento do russo, pelo menos para os fãs brasileiros. Sem Nurmagomedov, Rafael dos Anjos tem tudo para se manter como campeão dos leves do UFC por um longo tempo.

Khabib foi o último a derrotar o brasileiro no Ultimate, em um combate com amplo domínio para o russo – exatamente a última vez que pisou no octógono. Não que Rafael não pudesse vencê-lo em uma revanche, o que deveria acontecer se Nurmagomedov vencesse Tony Ferguson, mas com certeza seria o maior desafio que o campeão poderia ter neste momento.

Rafael dos Anjos, depois de perder para o russo, cresceu muito tecnicamente e enfileirou rivais com facilidade, inclusive o então campeão Anthony Pettis, quando tomou seu cinturão. Nem mesmo Donald Cerone, seu adversário em sua primeira defesa em dezembro, deve trazes muitos riscos no segundo combate entre eles. O brasileiro está bem acima da maioria dos atletas de sua categoria e apenas o russo poderia fazer frente a ele neste momento.

Atualização do post: Poucas horas depois de publicar este post, o UFC anunciou o brasileiro Edson Barboza como substituto de Khabib Nurmagomedov. Agora, ele fará o co-main event do TUF 22 Finale contra Tony Ferguson. Outra ÓTIMA luta.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA