Topo

Na Grade do MMA

'Clone' de McGregor diz que vitória do irlandês deu pista para Aldo batê-lo

Maurício Dehò

10/12/2015 11h22

"Vencer o Chad Mendes foi a pior coisa para o Conor McGregor". É assim que um dos sparrings de José Aldo, a revelação do MMA nacional Jonas Bilharinho, define o triunfo que rendeu o cinturão interino dos penas ao falastrão irlandês. Para o brasileiro, o combate em julho deu as pistas que faltavam para Aldo sacar o jogo de McGregor e ter certeza de que manterá o cinturão.

Jonas Bilharinho (à direita) posa com José Aldo

Jonas Bilharinho (à direita) posa com José Aldo (Arquivo Pessoal)

Bilharinho foi um dos "sósias" de McGregor nos treinos. Aldo teve, desde a primeira preparação para a luta, um time de lutadores encarregados de simular os talentos do irlandês, incluindo até xingar o campeão dos penas durante as sessões, para ele se acostumar às provocações. E, além de sentir o manauara na ponta dos cascos para o combate de sábado, o companheiro de treinos considera que Aldo está bem esperto com tudo o que o rival pode trazer ao octógono.

"O Aldo está muito bem, bem preparado, sem lesão, usou proteção na costela só para garantir e eu até joguei golpes duros na região, e ele não sentiu nada. Ele vai 100% pra essa luta, e vai levar", disse o invicto Bilharinho, ao Na Grade. O carioca de 25 anos tem 7 vitórias e um empate na carreira e foi campeão em duas categorias do Jungle Fight. Apesar de passar por cirurgias no tornozelo e se preparar para uma luta – venceu no último domingo – acompanhou de perto a preparação de Aldo.

Sobre o combate de McGregor e Mendes, Bilharinho opinou. "Foi bom demais o Aldo poder ver o McGregor em ação contra um cara que ele já enfrentou duas vezes, o Chad. Quando acontece isso, a luta te dá boas referências para medir o potencial do adversário. O tiro saiu pela culatra. Enfrentar o Chad foi horrível para o Conor, porque o Aldo sabe da potência e da capacidade do Chad e, agora que viu o McGregor o enfrentando, tem a referência perfeita para lutar contra ele."

Mendes chegou a oferecer riscos a McGregor no primeiro round, mas acabou derrotado por nocaute no segundo.

Bilharinho acredita que Aldo poderá sentir a luta e, dependendo do começo, desenvolver seu jogo sem problemas, onde quer que vá. "Para onde levar, o McGregor está encrencado. Não poderia nem fazer uma previsão, por que não dá para saber as possibilidades que vão aparecer, mas o que pintar, o Aldo abraça. Ele é melhor em wrestling, no chaõ, em pé… Para mim, não tem com o Aldo perder".

O único problema, diz ele, "é ele (Conor) ter uma noção de distância melhor do que a gente pensa". Mesmo assim, o "sósia" do irlandês não mostra grande preocupação, nem mesmo com as provocações.

"Eu xingava direto, nos treinos, fazia com frequência, mas depois vimos que nem tinha necessidade. O Aldo não vai cair, está blindado quanto a isso", concluiu.

Enquanto fica na torcida, Bilharinho segue à espera de um chamado do UFC. Com um estilo vistoso e vitórias arrasadoras, já mandou vídeos e mensagens a Dana White, mas ainda não teve confirmada a entrada na maior organização de MMA da atualidade.

Serviço – O UFC 194 acontece sábado, no MGM Grand Hotel, em Las Vegas e conta com duas disputas de cinturão. Além de José Aldo, campeão linear dos penas, colocar sua invencibilidade dentro do UFC em jogo contra o dono do cinturão interino, Conor McGregor, o campeão dos médios, Chris Weidman, enfrenta Luke Rockhold. O evento tem início às 21h30 (de Brasília), com o card preliminar programado para a 1h de sábado para domingo. O Placar UOL acompanha todos os combates, e a Globo anunciou transmissão do combate de Aldo, mas em VT, pelo menos 30 minutos após a realização da luta.

UFC 194, sábado:
Card principal
Pena*: José Aldo x Conor McGregor
Médio*: Chris Weidman x Luke Rockhold
Médio: Ronaldo Jacaré x Yoel Romero
Meio-médio: Demian Maia x Gunnar Nelson
Pena: Max Holloway x Jeremy Stephens

Card preliminar
Galo: Urijah Faber x Frankie Saenz
Palha feminino: Tecia Torres x Jocelyn Jones-Lybarger
Meio-médio: Warlley Alves x Colby Covington
Leve: Léo Santos x Kevin Lee
Leve: Joe Proctor x Magomed Mustafaev
Leve: John Makdessi x Yancy Medeiros
Meio-médio: Court McGee x Márcio Lyoto

*Combates valendo cinturão

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA