Topo

Na Grade do MMA

Lutador do UFC 194 morreu por 8 minutos. Agora, quer salvar outros do vício

Maurício Dehò

11/12/2015 14h00


Há dez anos, Court McGee chegou ao fundo do poço. Em uma noite de setembro de 2005, após abusar de um coquetel de narcóticos, em só mais uma de suas aventuras com drogas, entrou em colapso e seu coração parou. Por oito minutos, a equipe de paramédicos não teve um sinal, sequer, do coração do então lutador de wrestling. Eis que o norte-americano voltou à vida. Uma nova vida, norteada pela carreira que iniciaria no MMA e por tentar salvar quem sofreu o mesmo que ele com os vícios.

Court McGee em ação na vitória contra Robert Whittaker, em 2013 (Foto: Getty Images)

McGee abre o UFC 194, neste sábado, em Las Vegas, enfrentando o brasileiro Márcio Lyoto. O combate representa mais uma vitória, já que ele ficou às portas da aposentadoria por uma lesão no pulso. Campeão do TUF 11, em 2010, ele não entra no octógono há exatos dois anos, quando foi derrotado por Ryan LaFlare, em sua quarta derrota em 20 combates como profissional.

Poder retomar a carreira no MMA é um degrau importante para coroar a trajetória iniciada naquela tragédia ocorrida há dez anos. "Os médicos disseram que não ouviram meu coração por oito minutos. Nem era para eu estar aqui", relembrou ele, ao MMA Fighting. McGee tinha um histórico de abuso de drogas, chegando a usar heroína.

"Usar drogas é algo que não importa de onde você vem, quem é, qual religião, nada. Isso te destrói", afirmou ele. Naquela época, o que o salvou foi uma ajuda desconhecida. Um anônimo "trombou" os pais de McGee enquanto ele se recuperava da overdose, no hospital, e os aconselhou a colocar o lutador em um espaço de reabilitação. Foi lá que ele atingiu a sobriedade.

"Se ele não tivesse aparecido, eu nunca teria a oportunidade de estar onde estou. Eu respondia por crimes relacionados a drogas, estava prestes a ser preso. Naquele momento, era morrer ou ser preso, estava tão afundado no vício, que nem fazia ideia. Mas, esse cara me salvou", detalhou ele.

O "anjo da guarda" fez McGee seguir o mesmo caminho. Ele criou um site, o hope361.com, que é uma espécie de rede social para ajudar quem enfrenta o vício, assim como os familiares e amigos que precisam de conselhos para tratar outras pessoas. Além disso, viaja cruzando os Estados Unidos para dar palestras, visitando de escolas a prisões.

Passar por tudo isso afetou o lutador. Quando ele precisou de fazer três cirurgias e ficou muito tempo afastado do octógono, fez todas as suas recuperações sem o uso de remédios, para evitar o risco de recaídas. As operações foram um teste para a sua carreira no MMA.

Quando se lesionou, o norte-americano mal podia segurar uma xícara de café. Pegar o filho no colo, então, nem pensar. "Eu vi que precisava checar o que estava acontecendo. Então, passei por duas cirurgias menores, mas não deu certo e tive de passar por uma maior. Fiquei tanto tempo afastado, que o desapontamento foi grande. Você vê os outros crescendo e evoluindo, então é algo que te pega. Isso botou meus desejos em xeque. Atualmente, eu só tento fazer o melhor que posso fazer hoje. Para que na luta de sábado, eu saiba que estou fazendo o melhor que consigo."

Serviço – O UFC 194 acontece sábado, no MGM Grand Hotel, em Las Vegas e conta com duas disputas de cinturão. Além de José Aldo, campeão linear dos penas, colocar sua invencibilidade dentro do UFC em jogo contra o dono do cinturão interino, Conor McGregor, o campeão dos médios, Chris Weidman, enfrenta Luke Rockhold. O evento tem início às 21h30 (de Brasília), com o card preliminar programado para a 1h de sábado para domingo. O Placar UOL acompanha todos os combates, e a Globo anunciou transmissão do combate de Aldo, mas em VT, pelo menos 30 minutos após a realização da luta.


UFC 194, sábado:
Card principal
Pena*: José Aldo x Conor McGregor
Médio*: Chris Weidman x Luke Rockhold
Médio: Ronaldo Jacaré x Yoel Romero
Meio-médio: Demian Maia x Gunnar Nelson
Pena: Max Holloway x Jeremy Stephens

Card preliminar
Galo: Urijah Faber x Frankie Saenz
Palha feminino: Tecia Torres x Jocelyn Jones-Lybarger
Meio-médio: Warlley Alves x Colby Covington
Leve: Léo Santos x Kevin Lee
Leve: Joe Proctor x Magomed Mustafaev
Leve: John Makdessi x Yancy Medeiros
Meio-médio: Court McGee x Márcio Lyoto

*Combates valendo cinturão

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA