Topo

Na Grade do MMA

Boa Praça Brasileiro x Olimpiano Cubano vale disputa de cinturão do UFC

Jorge Corrêa

12/12/2015 15h00


O combate entre José Aldo e Conor McGregor foi tão vendido, tão falado e tão aguardado que acabou até eclipsando a disputa de cinturão dos médios entre Chris Weidman e Luke Rockhold no UFC 194 neste sábado. E para lembrar então da terceira luta do card principal, que também é incrível?

Mas mesmo lá, escondidinhos, Ronaldo Jacaré e Yoel Romero fazem uma das lutas mais importantes desta noite. O motivo é simples: o vencedor será o próximo desafiante pelo cinturão dos pesos médios do Ultimate.

De um lado temos o Boa Praça Brasileiro. Ronaldo é um daqueles raros caras que todo mundo gosta. Está sempre com um sorriso no rosto e tem um carisma difícil de encontrar. Mas mais que isso, é um lutador que cresceu a olhos vistos nos últimos anos. Multicampeão mundial de jiu-jítsu, aprimorou muito sua trocação e, até por isso, está invicto há oito lutas, sendo cinco desde que chegou ao UFC

"Essa luta o público está repercutindo muito. Não é nem só eu que estou falando [que o vencedor ganhará o title shot], é o público mesmo. E a voz do público é a voz que comanda, é ele que paga o nosso salário. Acredito que não vai ser diferente disso", disse o manauara. "Me preparei para tudo, me preparei para vencer. A luta começa em pé, então eu me preparei para começar a lutar e vencê-la, independentemente de onde ela vá parar."

O problema é que para ele chegar a uma luta contra o vencedor de Weidman x Rockhold, ele terá pela frente um dos mais duros lutadores da divisão. Com 38 anos, o Olimpiano Cubano não dá sinais da idade que tem e vem enfileirando rivais de maneira avassaladora. São seis vitórias seguidas desde que chegou ao UFC, cinco por nocaute.

Famoso por sua religiosidade, Romero demorou a estrear no MMA porque ele ficou por muito tempo na seleção cubana de wrestling. Por lá, ele conquistou duas medalhas olímpicas (uma prata e um bronze), além de ter sido campeão mundial da modalidade. Mas ele evita comparar as disputas.

"Perguntem para qualquer jogador da NBA se ele prefere ser campeão do torneio ou da Olimpíada por sua seleção. Vão falar que não tem como comparar, que querem os dois. A mesma coisa é aqui. Todo mundo sonha em disputar os Jogos Olímpicos, mas o UFC também é o topo de uma carreira, não tem como comparar", explicou.

Serviço – O UFC 194 acontece sábado, no MGM Grand Hotel, em Las Vegas e conta com duas disputas de cinturão. Além de José Aldo, campeão linear dos penas, colocar sua invencibilidade dentro do UFC em jogo contra o dono do cinturão interino, Conor McGregor, o campeão dos médios, Chris Weidman, enfrenta Luke Rockhold. O evento tem início às 21h30 (de Brasília), com o card preliminar programado para a 1h de sábado para domingo. O Placar UOL acompanha todos os combates, e a Globo anunciou transmissão do combate de Aldo, mas em VT, pelo menos 30 minutos após a realização da luta.

UFC 194, sábado:
Card principal
Pena*: José Aldo x Conor McGregor
Médio*: Chris Weidman x Luke Rockhold
Médio: Ronaldo Jacaré x Yoel Romero
Meio-médio: Demian Maia x Gunnar Nelson
Pena: Max Holloway x Jeremy Stephens

Card preliminar
Galo: Urijah Faber x Frankie Saenz
Palha feminino: Tecia Torres x Jocelyn Jones-Lybarger
Meio-médio: Warlley Alves x Colby Covington
Leve: Léo Santos x Kevin Lee
Leve: Joe Proctor x Magomed Mustafaev
Leve: John Makdessi x Yancy Medeiros
Meio-médio: Court McGee x Márcio Lyoto

*Combates valendo cinturão

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA