Topo

Na Grade do MMA

Derrota de Aldo reforça 'maldição' de hotel em Las Vegas. Se cuida, Werdum!

Maurício Dehò

14/12/2015 12h05

Análise: Derrota não foi golpe de sorte, mas Aldo merece revanche

UOL Esporte

Para quem tem acompanhado o UFC nos últimos tempos, deve ter lido ou notado que há uma maldição rondando os lutadores brasileiros quando rola uma disputa de cinturão. E o que une nomes como Vitor Belfort, Anderson Silva e, agora, José Aldo, é um hotel mal-assombrado suntuoso de Las Vegas: o MGM Grand Hotel. E olha que Fabrício Werdum está para lutar por lá…

Primeiro, é bom lembrar, a MGM Grand Garden Arena foi palco de MUITAS das maiores lutas da história do boxe e do MMA. Basta lembrar que Mike Tyson degustou mordeu a orelha de Evander Holyfield lá, em 1997. E também foi a sede, neste ano, de Floyd Mayweather x Manny Pacquiao.

LEIA TAMBÉM:
Em 13s, McGregor capitaliza afobação de Aldo e ganha novo status no UFC
UFC avisa: Aldo não terá revanche e McGregor pode ir para os leves
Veja a reação impressionante dos técnicos de Aldo e McGregor ao nocaute
McGregor conta por que prevê suas vitórias e crava: é o melhor do mundo

No MMA, apesar de alguns brasileiros saírem vitoriosos, a maré não está para peixe para quem veste as luvas e entra no cage no MGM. Aldo, que durou apenas 13 segundos contra Conor McGregor e foi nocauteado com um contragolpe perfeito, no queixo, é mais um que se soma na lista.

A história vem lá de trás. O primeiro amaldiçoado foi Pedro Rizzo, em 2001, que foi à arena do MGM Grand Hotel e perdeu disputa de título para Randy Couture. Vitor Belfort foi o segundo, em 2004, contra o mesmo Couture, e ainda cairia mais uma vez, diante de Chris Weidman neste ano, no UFC 187.

As duas derrotas de Anderson Silva para Chris Weidman foram no local. Renan Barão perdeu neste mesmo hotel para TJ Dillashaw. Lá, Cain Velásquez passou por cima de Cigano e Antonio Pezão… Por outro lado, há três lutas em que a torcida brasileira saiu comemorando: com Lyoto Machida, campeão diante de Rashad Evans em 2009, no nocaute de Cigano em Frank Mir, em 2012, e, no mesmo ano, na vitória de Anderson Silva em sua segunda luta com Chael Sonnen.

Resta saber se o próximo brasileiro a pisar por lá vai se benzer dar melhor do que os últimos. Fabrício Werdum cede a revanche para Cain Velásquez em 6 de fevereiro – e o norte-americano sabe muito bem o que é vencer por lá, como dito anteriormente.

A próxima disputa de cinturão envolvendo brasileiro vem antes, neste sábado, com Rafael dos Anjos fazendo sua primeira defesa de título dos leves, contra Donald Cerrone. Ele está livre da maldição, já que o combate acontece em Orlando, na Flórida.

Veja a lista com a maldição dos brasileiros:

Randy Couture venceu Pedro Rizzo por nocaute no UFC 34 (2001)
Randy Couture venceu Vitor Belfort por nocaute no UFC 49 (2004)
Frank Mir venceu Rodrigo Minotauro por nocaute no UFC 92 (2008)
Lyoto Machida venceu Rashad Evans por nocaute no UFC 98 (2009)
Júnior Cigano venceu Frank Mir por nocaute no UFC 146 (2012)
Anderson Silva venceu Chael Sonnen por nocaute no UFC 148 (2012)
Cain Velasquez venceu Júnior Cigano por pontos no UFC 155 (2012)
Cain Velasquez venceu Antônio Pezão por nocaute no UFC 160 (2013)
Chris Weidman venceu Anderson Silva por nocaute no UFC 162 (2013)
Chris Weidman venceu Anderson Silva por nocaute no UFC 168 (2013)
TJ Dillashaw venceu Renan Barão por nocaute no UFC 173 (2014)
Chris Weidman venceu Vitor Belfort por nocaute no UFC 187 (2015)
Conor McGregor venceu José Aldo por nocaute no UFC 194

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA