Topo

Na Grade do MMA

Possível doping de cubano pode abrir rota pra Jacaré e atrapalhar Belfort

UOL Esporte

13/01/2016 10h10

Ronaldo_Jaca
O possível doping do cubano Yoel Romero, divulgado na noite de terça-feira pelo UFC, pode até ter um efeito positivo ao resolver um problema para a organização: definir quem será o próximo desafiante ao cinturão dos médios contra Luke Rockhold.

Isso porque, em tese, este posto seria ocupado pelo vencedor do duelo entre o possível dopado Romero contra o brasileiro Ronaldo Jacaré, que era a grande aposta para vencer aquela luta no UFC 194 que antecedeu o título de Rockhold. Mas Jacaré perdeu de forma polêmica, e a vitória do cubano, antes mesmo da notícia desta semana, já fora bem contestada.

Romero saiu vaiado da decisão dividida dos árbitros por ter feito uma trapaça no segundo round ao segurar ilegalmente a grade por duas vezes e assim evitar duas quedas de Jacaré. A ação acabou sendo decisiva, já que o round em questão foi dado ao cubano por dois dos árbitros laterais, e caso Jacaré concretizasse seu take-down, teria perfeitas condições para dominar o cubano no chão com seu jiu-jitsu e ser declarado vencedor daquele round e consequentemente da luta. Mesmo com o árbitro não retirando pontos pela ilegalidade do "Soldado de Deus" (apelido que Romero deu a si), um dos juízes laterais ainda deu o equilibrado round a Jacaré.

A promessa da entidade era o vencedor daquela luta ser o próximo desafiante, mas Romero venceu de forma questionada e não convenceu. Isso fez com que o UFC fosse reticente em cravá-lo como próximo oponente de Rockhold. Agora, caso seja comprovado o uso de substâncias ilegais, certamente o cubano perderá o direito de lutar pela cinta. Jacaré, assim, pode novamente entrar na rota e ser o próximo desafiante por ser considerado o vencedor "moral" de um combate em que seu oponente pode ter cometido duas trapaças.

Luke deve colocar o cinturão em jogo ainda no primeiro semestre, e por isso dificilmente o UFC vai realizar um combate para definir o desafiante, que já será nomeado de forma direta. Jacaré passará a ser grande aposta.

Caso esse cenário se concretize, fica a dúvida sobre o 2016 de Vitor Belfort. Mediante ao não convincente triunfo de Romero e à sua rivalidade com Rokchold, o carioca passou a ser visto como uma boa opção para novamente ter uma chance pelo cinturão. Vitor, de forma inteligente, já havia respondido às provocações do americano antes mesmo de ele se tornar o campeão.

Depois de vencer Dan Henderson, em novembro de 2015, o brasileiro falou que desejaria encarar o falastrão, que ainda desafaria o então o campeão Chris Weidman. Belfort sabia que uma chance de revanche contra o último era muito mais difícil, e já passou a partir dali a fazer seu lobby pra lutar contra Rockhold, sempre sedento por uma revanche pela inesquecível derrota para o carioca com um chute na cabeça em Jaraguá do Sul, em 2013. Tão logo se tornou campeão em dezembro passado, Luke já atendeu aos pedidos de Belfort para a luta, o que deixou o UFC na dúvida sobre o que fazer.

Mas, caso Jacaré seja definido como próximo desafiante, qual será o combate de Vitor Belfort? Essa é uma grande dúvida. Em situações semelhantes a essa, ele se recusou a fazer outros combates antes de ter a disputa do cinturão, quando seus desafios com Weidman foram cancelados por contusão do americano. Mas digo semelhantes porque naquelas oportunidades, ao contrário de agora, Vitor tinha sido anunciado oficialmente como desafiante. Usou do seu direito para dizer que preferia esperar.

Agora, ele é apenas um postulante ao cinturão, e não goza do direito de poder abdicar de combates à espera do que não lhe fora prometido. Nesse cenário, Tim Kennedy, Gegard Mousasi podem ser seus adversários, já que ambos pediram essa luta. Nem mesmo uma revanche com Weidman é de se descartar. Um combate contra Lyoto Machida tem chances remotas de ocorrer, não por conta do carateca, que já pediu essa luta, mas porque Belfort declarou que só enfrenta brasileiros se for pelo cinturão.

Vamos ver o que o UFC decidirá com seu matchmaker Joe Silva. Mas a categoria dos médios tem um ponto de interrogação e alguns caminhos possíveis enquanto não sair a definição do doping de Romero.

Por José Ricardo Leite

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA