Topo

Na Grade do MMA

Belfort x Jacaré facilita caminho de Anderson rumo ao cinturão do UFC

Jorge Corrêa

20/01/2016 12h49


Não foi pouco surpreendente o anúncio de Giovanni Decker, chefão do UFC no Brasil, na noite da última terça-feira. Vitor Belfort e Ronaldo Jacaré farão a luta principal de um evento por aqui, em 14 de maio, em local ainda a ser definido. Mas mais que uma grande luta, esse encontro mexe com o xadrez da disputa de cinturão dos pesos médios.

Uma das pessoas que pode comemorar esse combate é o ex-campeão Anderson Silva. Com luta marcada contra o inglês Michael Bisping para o dia 27 de fevereiro, o brasileiro deve ter o caminho até o title shot encurtado com essa luta anunciada, pois ele vê sair do caminho dois dos três nomes que podem ser adversários do campeão Luke Rockhold.

Vitor Belfort era um dos preferidos de Rockhold para sua primeira defesa de cinturão. Ele tem apenas uma derrota no UFC, justo em sua estreia e exatamente para o brasileiro. Luke ainda não engoliu essa derrota e acusa Vitor de doping. Pediu a cabeça do veterano "em uma bandeja de prata". Mas não será dessa vez que a terá.

Jacaré estava bem na fila até ser derrotado de maneira polêmica para Yoel Romero. Depois, o cubano ainda caiu no exame antidoping e deve ser suspenso pelo Ultimate. Com isso, perdeu seu lugar na categoria e o brasileiro poderia ocupar esse lugar. Uma vitória de Ronaldo sobre Belfort o deixaria novamente em situação muito confortável.

O maior risco para Anderson Silva chama-se Chris Weidman. O norte-americano levou uma sonora surra de Rockhold em dezembro, quando perdeu o cinturão que tinha tomando exatamente do Spider, então deveria ser jogado para o fim da fila. Mas o mesmo aconteceu com Cain Velasquez, que terá a revanche contra Fabrício Werdum, mesmo depois do atraso que levou do brasileiro no ano passado.

O UFC então fica entre a cruz e a espada. Dentro do panorama de quem vem lutando há mais tempo e defendeu o título algumas vezes, Weidman mereceria essa revanche. Agora, se Dana White e seus pares pensarem na luta que vai vender mais e render mais dinheiro para eles, Anderson Silva ganharia essa disputa de goleada.

Ah. Claro que, para isso, o Spider precisa vencer Bisping em Londres. O inglês corre por fora nessa disputa. Precisa vencer BEM o ex-campeão se quiser a chance de disputar o cinturão. Mas Anderson já avisou que está motivado a conquistar o título que foi seu por mais de seis anos. E isso deve pensar no empenho em seu próximo combate.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA