Topo

Na Grade do MMA

6 erros de Anderson Silva que impediram sua vitória

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

29/02/2016 06h29

Ao fim de 25 minutos de luta, Anderson Silva tinha certeza que tinha vencido Michael Bisping. Jogava água na cabeça e sorria calmamente quando a decisão dos juízes de cadeira era anunciada. Se o rosto de um e de outro após o combate decidisse o resultado, a vitória do brasileiro seria fácil. Mas como sabemos, não foi assim que tudo terminou. O braço do inglês é que acabou levantado pelo árbitro central.

Apesar de uma apresentação interessante, com lampejos de genialidade, o ex-campeão colecionou uma série de erros, o que acabou culminando com a derrota por pontos, em decisão unânime – e acertada – dos juízes.

1. Excesso de confiança: muita gente falou que Anderson brincou muito, além da conta, neste combate. Mas, não. Não foi além da conta. Foi o mesmo que ele sempre fez. Mas o que teve em excesso foi a confiança. Em diversos momentos, ele recuou e parou de atacar, como se pudesse vencer a luta na hora que ele quisesse, o que acabou não acontecendo.

2. Sem tempo de contra-ataque: Anderson estava incrível na sua defesa, principalmente nas esquivas. Ele estava brincado de evitar os golpes de Bisping. Porém, quando era atacado, não conseguia contra-golpear com eficiência, algo que sempre marcou sua carreira. O tempo sem lutar e talvez a idade tenham pesado neste momento ele perdeu uma importante arma.

3. Não manteve as sequências quando acertava bons golpes: Não foram poucas as vezes que Anderson balançou Michael com golpes importantes. Porém, ele não continuava golpeando, ou seja, deixava o adversário se recuperar. É um complemento do item acima, do excesso de confiança. Com mais dois ou três golpes em sequência, ele poderia ter vencido facilmente. Aconteceu claramente duas vezes: na joelhada voadora e no chute frontal.


4. Continuou deixando o queixo exposto: Como vimos contra Chris Weidman, o queixo de Anderson é falível. Voltamos a ver isso em Londres. Ele sofreu o primeiro knockdown no primeiro round e ainda assim manteve a guarda baixa. Ok, é dessa maneira que ele luta, mas então foi à lona uma segunda vez, ajudando a pontuação de Michael Bisping no combate.

5. Deixou na mão dos juízes: Quer ter certeza que venceu uma luta no UFC? Então nocauteie ou finalize. Esse é o pensamento mais clássico de Dana White. Anderson Silva não acreditou nisso e acabou punido. Ele até bateu muito em Bisping, mas o inglês foi melhor em três dos cinco rounds. Matemática simples para quem entende o jogo, o caso de Bisping nesta noite.

6. Comemorou antes da hora: talvez o erro mais crasso de Anderson neste combate. Saiu para comemorar depois de atingir uma violenta joelhada voadora nos segundos finais do terceiro round. O árbitro Herb Dean não encerrou a luta – o que teria feito se o brasileiro tivesse continuado atacando. Bisping não ficou desacordado, voltou para o combate e sabemos o final dessa história.​

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA