Topo

Na Grade do MMA

UFC se arrisca muito com McGregor e dá prêmio de consolação a Aldo e Edgar

Jorge Corrêa

31/03/2016 10h01

"Tentamos fazê-lo mudar de ideia, mas ele estava obcecado por essa revanche".

Foi desta maneira que Dana White explicou a estranha luta principal do UFC 200, o reencontro entre Conor McGregor e Nate Diaz, depois de o irlandês ter sido derrotado no mês passado pelo norte-americano. Desta maneira, o cinturão dos penas continua parado por tempo indeterminado.

Entramos na questão do título alguns parágrafos para baixo. Vamos falar primeiro de o quanto o UFC está arriscando ao colocar sua maior galinha dos ovos de ouro em um terreno sabidamente perigoso. Não há nada que explique essa luta acontecendo novamente entre os meio-médios.

É inegável que Conor é quem mais traz dinheiro para Dana White e seus pares atualmente. Ele já tem duas das três maiores vendas de pay-per-view da história da franquia e colocá-lo neste UFC 200 deve fazer com que todos os recordes sejam esmigalhados.

Então fica difícil de acreditar que o pessoal que não entra no octógono tenha feito tanta força assim para tirá-lo desta luta contra Diaz. Será um dos combates mais fáceis de se vender, por mais que não valha qualquer cinturão. Money Fight, como dizem os norte-americanos.

O Ultimate resolveu apertar McGregor e usá-lo até a última gota, mas está se arriscando muito neste momento. Dana White já avisou que vencendo, perdendo ou empatando essa revanche, ele volta para os penas para defender seu cinturão em seguida. Mas se ele perder novamente, chegará para esta defesa sem moral alguma. É bizarro imaginar um campeão colocando seu título em jogo depois de duas derrota.

O pessoal pode até encher o pote de dinheiro em 9 de julho, mas deve demorar para encontrar um novo queridinho depois em caso de novo revés de Conor.

Cinturão em jogo. Mas… Interino?!?

Junto desta revanche entre os meio-médios, José Aldo e Frankie Edgar disputarão o título interino dos penas. É um enorme prêmio de consolação para dois lutadores que mereciam a disputa do cinturão linear da categoria contra McGregor – cada um com seu motivo. Os dois pediram muito para enfrentar o irlandês, mas agora terão de se reencontrar por um capricho do campeão.

Os dois terão de engolir esse combate e apenas o vencedor terá a chance de tentar o título de verdade. Mas como disse no último post, é boa a chance de o campeão interino se tornar oficial. O irlandês já deu a entender que não gostaria de bater de novo o peso dos penas (66kg). Se ele for bem na revanche como meio-médio (77kg), pode ficar no meio do caminho, como peso leve (70kg), que é sua categoria de origem.

Mas neste momento consigo entender as reclamações de alguns dos fãs mais exaltados do MMA raiz, do MMA moleque, das viuvas do Pride ou de quem exalta a aproximação do fim do monopólio do UFC. Parece que é mais mais sobre entretenimento do que sobre esporte.

Receba notícias de MMA pelo Whatsapp

Quer receber notícias de MMA no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 94546-6166 (não esqueça do "+55"); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: aldo10

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA