Topo

Na Grade do MMA

McGregor desabafa após morte de lutador: "É um tempo triste para nós"

Jorge Corrêa

12/04/2016 16h10


Uma tragédia acometeu o mundo do MMA nesta terça-feira. Cerca de 48 horas depois de ser nocauteado pelo irlandês Charlie Ward, o português João 'Rafeiro' Carvalho morreu em Dublin. Minutos depois de sofrer uma série de golpes na cabeça, começou a passar mal, foi encaminhado para um hospital, chegou a operar o cérebro, mas não resistiu. Foi a primeira morte decorrente de uma luta profissional de MMA.

E um dos primeiros grandes nomes a desabafar sobre o assunto foi o campeão dos penas do UFC, Conor McGregor. E ele teve um motivo especial para isso. Ward é companheiro de time do irlandês e estava no ginásio no momento da luta. Nos últimos dias ele já tinha vindo a público para dizer que o árbitro demorou muito para parar o combate.

"Esporte de combate é um jogo maluco e com o recente incidente no boxe, e agora no MMA, é um tempo triste para ser um lutador ou um fã de lutas", disse o lutador.

Nota do Blogueiro: Após ver muita vezes o vídeo da luta, não consigo sair da opinião que foi uma enorme fatalidade. Tudo bem que foram oito ou nove golpes com o português rendido, mas havia alguma defesa do lugar que estava sendo atingido. Mas é algo que acontece em todos os eventos de MMA ao redor do mundo. Tudo bem, o árbitro poderia ter parado um pouco antes, mas talvez a tragédia não poderia ter sido evitada mesmo assim.

Veja a nota completa de McGregor.

Notícias terríveis sobre João Carvalho.

Ver um jovem fazendo o que ama, competindo pela chance de uma vida melhor, e depois vê-lo indo embora é realmente de cortar o coração.

Somos apenas homens e mulheres fazendo o que amamos em busca de uma vida melhor para nossas famílias. Ninguém envolvido em esportes de combate quer ver isso acontecer. É uma ocorrência rara e não sabemos como lidar com isso.

Eu estava ao lado do ringue apoiando meu colega de time e foi uma luta cheia de alternativas. Não consigo entender isso.

Minhas condolências à família do João e ao seu time. Ele foi um grande lutador e todos sentiremos muita falta dele.

Esporte de combate é um jogo maluco e com o recente incidente no boxe, e agora no MMA, é um tempo triste para ser um lutador ou um fã de lutas.

É fácil para aqueles que estão de fora criticar a nossa maneira de viver, mas para as milhões de pessoas ao redor do mundo que ganham a vida, a saúde e a forma física e mental, isso é um remédio amargo de engolir. Perdemos um de nós.

Espero que lembremos de João como um campeão, que perseguiu o seu sonho fazendo o que amava e mostremos a ele nosso eterno respeito e admiração que ele merece.

Descanse em paz, João.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA