Topo

Na Grade do MMA

Glover se reinventa e fica a uma vitória de disputar título do UFC de novo

Jorge Corrêa

18/04/2016 09h38

Já falei aqui algumas vezes, mas vou reiterar: as histórias que mais me empolgam são as de ressurgimento e de recriação no UFC. Por isso fiquei tão feliz com os título de Rafael dos Anjo e Fabrício Werdum. Agora, quem também está neste caminho é o meio-pesado Glover Teixeira. Ele mostrou no último sábado, ao nocautear rapidamente Rashad Evans, que conseguiu se reinventar e retomar o rumo do topo da categoria.

A derrota para Jon Jones em abril de 2014, valendo o cinturão dos meio-pesados, destruiu a confiança do mineiro radicado nos Estados Unidos. Ele foi completamente dominado pelo então campeão e foi para sua luta seguinte ainda pior. Esteve apático contra Phil Davis, em pleno Rio de Janeiro, e começou a apontar para um provável fim melancólico de passagem pelo UFC.

Mas então veio a reação. Recuperado física e psicologicamente dos dois revezes, Glover apareceu novamente focado e com uma técnica ainda mais afiada. Se ele já tinha as mãos pesadas, agora se tornou um lutador mais incisivo. Não dá mais brechas para contra-ataques, faz aproximações rápidas e sempre busca o golpe que vai encerrar com o combate. Com efetividade.

Foi desta maneira que ele derrotou Ovince St. Preux (sim, o cara que vai disputar neste sábado o cinturão interino dos meio-pesados contra Jon Jones), Patrick Cummins e agora o ex-campeão Rashad Evans. Neste sábado, precisou de pouco mais de 2min para colocar o norte-americano apagado, com o rosto no chão.

Agora, Teixeira pode – sim – pensar novamente em disputar o cinturão do UFC. E ele já sabe o que precisa fazer para que isso aconteça. Ele pediu e Dana White aprovou na hora a contenda: Glover deve enfrentar o monstruoso Anthony Johnson, no duelo dos dois maiores nocauteadores da categoria. Quem vencer esse combate terá o próximo title shot.

Só precisamos torcer para que o duelo entre o campeão interino (Jon Jones ou OSP) e o campeão linear Daniel Cormier não demore a acontecer. Mas seria um grande card ter essas duas disputas na mesma noite.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA