Topo

Na Grade do MMA

Os erros de Thomas e Barão que fizeram o Brasil dar 2 passos atrás no UFC

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

30/05/2016 06h37

Um atraso que não estava na conta. Thomas Almeida e Renan Barão eram duas das maiores esperanças do Brasil para aumentar num futuro próximo sua lista de campeões – o primeiro como revelação, aos 24 anos, e o segundo em uma categoria de peso diferente da que foi campeão. Mas a noite de domingo em Las Vegas foi de pura frustração.

Claro que estamos falando de dois lutadores com talento, idade e tempo para retomar o caminho, mas agora a coisa vai demorar bastante. Principalmente no caso de Thomas, pela surra que levou, em pé.

Faltou experiência e tranquilidade para o Thomas. Ele não soube controlar uma situação adversa contra um rival com a mão tão pesada quanto a dele.
Com a tática perfeita, Cody massacrou o brasileiro. Ele não deixou o Thomas respirar em nenhum momento. Exatamente o que o brasileiro deveria ter feito.

Thomas não variou, não andou para trás, não girou. Mesmo levando a pior, continuou jogando aberto e indo para a trocação, algo instintivo para o paulistano, mas que precisa ser dosado, principalmente com sua escalada para enfrentar rivais mais gabaritados. Ele pouco tentou chutes, uma de suas principais armas para poder mandar seus pesados socos, e, apesar de conseguir alguns bons socos, caiu na estratégia mais certeira e na precisão de Garbrandt, perdendo sua invencibilidade de 21 lutas.

Agora, Thomas terá de se reconstruir. Ficou claro que sua elogiada – até por nós – trocação ainda tem buracos a serem melhorados. E é importante que, aos 24 anos, ele foque em evoluir em pé, mas também em deixar seu jogo cada vez mais completo. Oriundo da Chute Boxe, de São Paulo, buscar algumas parcerias e treinos com gente de fora para incrementar a preparação de sua próxima luta deve ser uma boa ideia.

Barão no limbo entre categorias

De um lado, Renan Barão sofria para cortar o peso dos galos, mas ainda assim conseguiu ser um dominante campeão da categoria. Do outro, como peso pena, deixaria a "fome" de lado, mas encontraria rivais maiores e mais fortes.

Foi o que aconteceu. O potiguar não encontrou a distância e seus golpes não entraram tão potentes como em seus tempos de peso galo. Quando percebeu isso, Jeremy Stephens dominou a luta com facilidade.

Um fato é que Barão não teve um teste como peso pena e foi jogado aos leões. Ele pagou o preço de pegar logo um top 10 do ranking, em vez de ter à sua frente alguém com quem pudesse sentir o peso dessa mudança de categoria com mais tranquilidade.

Agora Barão está entre a cruz e a espada quanto às categorias. Aposta dos blogueiros? Ele vai voltar para os galos. A experiência entre os penas não foi nada boa e, agora que TJ Dillashaw não é mais o campeão, suas chances de voltar a disputar o título voltaram a existir – ainda que seja um horizonte distante, distante…

Veja os resultados da noite, que teve um total de quatro derrotas brasileiras

Cody Garbrandt nocauteou Thomas Almeida no 1º assalto;
Jeremy Stephens venceu Renan 'Barão' por decisão unânime;
Rick Story venceu Tarec Saffiedine por decisão unânime;
Chris Camozzi venceu Vitor Miranda por decisão unânime;
Lorenz Larkin venceu Jorge Masvidal por decisão dividida;
Paul Felder venceu Josh Burkman por decisão unânime;
Sara McMann venceu Jessica Eye por decisão unânime;
Abel Trujillo venceu Jordan Rinaldi por decisão unânime;
Jake Collier nocauteou Alberto 'Uda' no 2º round;
Erik Koch finalizou Shane Campbell no 2º round;
Bryan Caraway venceu Aljamain Sterling por decisão dividida;
Adam Milstead nocauteou Chris De La Rocha.

Receba notícias de MMA pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 94546-6166 (não esqueça do "+55"); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: aldo10

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA