Topo

Na Grade do MMA

UFC 199 coloca rivalidades e favoritismos à prova na Califórnia

Jorge Corrêa

04/06/2016 06h01

Antes de todo o mundo do MMA voltar seus olhos para o UFC 200 em julho, um último card numerado movimenta duas das maiores rivalidades da atualidade, na Califórnia, neste sábado. Valendo o cinturão peso médio, o campeão Luke Rockhold faz uma revanche contra Michael Bisping, enquanto Dominick Cruz enfrenta Urijah Faber pela terceira vez na disputa do título peso galo.

Rockhold tinha outro rival previamente agendado. Ele também faria uma revanche, mas contra Chris Weidman, depois de ter vencido seu conterrâneo no final do ano passado. No entanto, o ex-campeão dos médios sofreu uma grave lesão no pescoço e teve de ser retirado da luta. O novo rival de Luke deveria ser Ronaldo Jacaré, mas como o brasileiro também estava machucado, esse title shot acabou caindo no colo do inglês.

Essa deve ser uma das disputas de cinturão com o maior favoritismo para o campeão nos últimos tempos. E tem motivo para isso. Os dois já se enfrentaram e o atual campeão não tomou conhecimento de Bisping no combate que fizeram em novembro de 2014. Rockhold atropelou no primeiro round e conseguiu pegar uma guilhotina no início do segundo período depois de um chute na cabeça. Sem contestações.

Após esse combate, Michael até conseguiu enfileirar uma série de três vitórias consecutivas, mas em lutas sempre duras e parelhas, contra CB Dollaway, Thales Leites e Anderson Silva (esse último ele poderia ter perdido tranquilamente). Já Luke vem apresentando o melhor MMA da categoria há algum tempo.

No co-main event, uma rivalidade de quase uma década. Mais de nove anos depois de terem se enfrentado pela primeira vez, Dominick Cruz e Urijah Faber fazem a luta final de uma aguardada trilogia. Cada um tem uma vitória: primeiro foi Faber que venceu em 2007, quando foi campeão peso pena no WEC. Depois, Cruz saiu vencedor em 2011, sagrando-se dono do cinturão dos galos no UFC.

Este combate tem certo favoritismo para Dominick, mas não tanto quanto da luta final. O atual campeão tenta fazer sua primeira defesa depois que retomou o título no inicio deste ano, encerrando um período de mais de dois anos de sérias lesões nos dois joelhos. Já Urijah se manteve sempre ativo e até por isso pode ter boas chance de se tornar campeão.

Brasileiros no card

O país estará representado por dois nomes no card preliminar. O primeiro a pisar no octógono será Luiz Henrique Frankenstein, que fará sua estreia no UFC depois de quase ter desistido do MMA. Já Jessica Andrade terá sua primeira experiência como peso palha depois de sete lutas como peso galo. O problema é que terá pela frente logo a ex-campeão Jessica Penne.

Serviço – O UFC 199 terá transmissão apenas pelo canal em pay-per-view Combate. Card preliminar começa às 19h15 e o principal às 23h (de Brasília). Você também poderá acompanhar todos os lances pelo Placar UOL e pelo aplicativo UOL MMA.

Card principal (a partir de 23h):
Luke Rockhold x Michael Bisping
Dominick Cruz x Urijah Faber
Max Holloway x Ricardo Lamas
Dan Henderson x Hector Lombard
Dustin Poirier x Bobby Green

Card preliminar (a partir de 19h15):
Brian Ortega x Clay Guida
Beneil Dariush x James Vick
Jessica Penne x Jessica Andrade
Cole Miller x Alex Caceres
Sean Strickland x Tom Breese
Jonathan Wilson x Henrique Frankenstein
Kevin Casey x Elvis Mutapcic

Receba notícias de MMA pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 94546-6166 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: aldo10

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA