Topo

Na Grade do MMA

Julho de 2016: o mês que pode mudar a história do Brasil no UFC

Jorge Corrêa

28/06/2016 06h01

O Brasil está longe de passar por seu melhor momento no UFC. Se já tivemos quatro campeões ao mesmo tempo, agora é apenas um e os brasileiros têm mais derrotas que vitórias em 2016. Mas o mês de julho pode ser a virada do jogo para o país, tanto em resultados positivos quanto em cinturões.

Podemos acabar o mês com um recorde de cinturões: cinco!

O principal motivo para isso é a Semana Internacional da Luta, entre 7 e 9 de julho, que culminará com o UFC 200. Serão três eventos em três dias, somando 18 atletas brasileiros. Só que são os títulos que dão o maior peso para esses 30 dias.

Rafael dos Anjos é o único campeão do Brasil e defenderá seu cinturão peso leve contra Eddie Alvarez na quinta-feira, fechando o card o dia 7 de julho. Depois da frustração de não ter enfrentado Conor McGregor por conta de uma lesão, não é exatamente o maior desafio que o brasileiro já teve no Ultimate. Se mantiver as grandes atuações dos últimos anos, não deve ter problema para segurar seu ouro.

No dia seguinte, Claudinha Gadelha tem uma missão duríssima. Depois de ter feito uma luta muito parelha na primeira vez que se encontraram – e de muitos terem apontado a vitória da brasileira – ela faz a revanche contra a polonesa Joanna Jędrzejczyk, valendo o título peso palha feminino. A rivalidade das duas aumentou muito por conta da participação das duas como técnicas do TUF, que terá a final no evento em que se enfrentam.

Chegamos ao UFC 200. Depois de perder para Conor McGregor em 13 segundos no final do ano passado, José Aldo terá um passo importante para retomar o cinturão que foi seu por quase cinco anos. O manauara reencontrará Frank Edgar na disputa do título interino peso pena. Mas esse cinturão tem tudo para se tornar linear, já que o irlandês está cada vez mais longe de tentar bater novamente o peso dessa categoria.

Na mesma noite, Amanda Nunes tenta mostrar porque é uma das lutadoras mais completas da categoria peso galo feminino. Ela será a primeira desafiante da nova campeã Miesha Tate. A baiana tem apenas uma derrota em seis lutas que fez no UFC.

Mas o nome mais surpreendente dessa lista não estará nesta semana. No UFC 201, em 30 de julho, o peso mosca Wilson Reis ganhou a surpreendente chance de enfrentar o praticamente imbatível Demetrious Johnson, que vai para sua nova defesa de cinturão.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA